Alunos do curso de Costureiro de Roupa Sob Medida aprendem a produzir peças de vestuário em escala industrial
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou um desfile de moda, apresentando peças confeccionadas pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Costureiro de Roupa Sob Medida, em Timon-MA, em colaboração com as empresas Justa Fama e Santos & Richelli.
O evento, concebido pela instrutora Jailza Maciel, teve como inspiração o icônico filme "Cruella", refletindo uma abordagem ousada e vanguardista. As peças, resultado das práticas do curso, incorporaram elementos marcantes da personagem Cruella de Vil, notadamente reconhecida pela sua estética contrastante em preto e branco.
As peças transbordam ousadia e criatividade. A paleta de cores é dominada pelo preto e branco, criando um contraste marcante que remete à estética clássica da personagem. O vermelho surge como um toque estratégico, que realça o contraste e confere sofisticação às criações.
Estampas de dálmatas, uma referência divertida aos famosos cachorros da história, adicionam um toque lúdico às peças. Padrões gráficos ousados, como listras em zigue-zague e xadrez, são utilizados para criar impacto visual e dinamismo.
As silhuetas modernas e assimétricas incorporam elementos vintage de forma contemporânea, resultando em peças inovadoras e que fogem do comum. Detalhes arrojados, como ombros marcados e cortes assimétricos, conferem originalidade e uma abordagem única às criações. As peças inspiradas em Cruella são uma ode à ousadia, à criatividade e à reinvenção da moda. Elas representam uma ruptura com o tradicional e convidam o público a explorar novas possibilidades estéticas.
O desfile ocorreu nas instalações da Justa Fama, com a audiência composta por colaboradores e dirigentes das empresas parceiras e do SENAI. A atmosfera foi enriquecida por uma estrutura de tablado e tapete vermelho. Emocionada com o resultado das peças e os elogios recebidos, a instrutora Jailza Maciel ressaltou o esforço dedicado à pesquisa, planejamento, preparação das peças e organização do evento. Destacou ainda a evolução notável da turma e sublinhou a capacitação não apenas na costura, mas na concepção de novos modelos de roupas. O evento foi uma celebração do talento e dedicação dos alunos, evidenciando seu preparo para se destacarem na profissão.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL - No curso de Aprendizagem Industrial em Costureiro de Roupa Sob Medida oferecido em diversas unidades do SENAI, incluindo Caxias e São Luís (Monte Castelo), os alunos aprendem a desenhar modelos e a produzir peças de roupas diversas masculinas, femininas e infantis, de calças a roupas íntimas. Tudo isso sob uma perspectiva de produção industrial, em larga escala.
“A partir da produção das peças e da preparação para o desfile, percebi o quanto os detalhes são importantes, assim como os moldes e design. É muito gratificante ver o resultado. Eu amei. Foi pelo SENAI que eu descobri a teoria e prática e eu me apaixonei por essa área”, comentou a aluna Pâmela Raylla Santos da Silva.
A turma de Timon que confeccionou as peças do desfile inspiradas na personagem Cruella de Vil finalizam a capacitação em agosto. Na semana passada, foram iniciadas duas turmas de "Costura em Tecido Plano e Malha, com carga horária de 80h, em Chapadinha. Em abril, há previsão de abertura do curso de "Costura em Tecido Plano", em Timon, no turno vespertino. Os interessados em cursos nessa e em outras áreas podem acessar a plataforma www.futuro.digital ou se dirigir a uma unidade do SENAI que oferta o curso para se inscrever.
Adilson Reis, gerente do SENAI Caxias, adiantou que estão sendo adquiridas 25 máquinas de costura de alta tecnologia. “Queremos que os nossos alunos aprendam a manusear o que há de mais moderno e que usualmente é utilizado nas indústrias”, disse. A unidade do SENAI Caxias atende vários municípios vizinhos, como Timon, com cursos nas modalidades de Aprendizagem, Qualificação e Iniciação Profissional na área de Vestuário. “As indústrias locais dessa área têm uma grande receptividade aos nossos alunos pela qualidade do trabalho que o SENAI desenvolve”, complementou Adilson.
Ao final do curso, os alunos saem capacitadas tanto para abrirem o próprio ateliê como para atuarem em indústrias. Da turma que promoveu o desfile, por exemplo, todos os alunos têm contrato de trabalho temporário de aprendizagem. Uma parte com a empresa Justa Fama e outra com a empresa Santos & Richelli. Todas são indústrias de roupas que produzem para as lojas do Maranhão.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário