Na região do Munim, a caravana oportuniza serviços de saúde para as comunidades. Mais de 2 mil já foram realizados.
ICATU – Há cerca de sete anos, o morador de Icatu, Rubemar Sousa Oliveira, 51 anos, sentia fortes dores no peito, braços inchados e dor de cabeça. Nesse período, se viu obrigado a viajar para a capital, São Luís, em busca de atendimento e gastou muito dinheiro com consultas e exames médicos. Foi quando descobriu que era cardiopata. Anos depois, nesta quarta-feira, 20 de março, foi a primeira vez que o professor conseguiu retornar ao médico. Ele aproveitou para fazer exames, como eletrocardiograma (ECG), no projeto SESI Itinerante, que está em Icatu-MA pela primeira vez, realizando atendimentos gratuitos para a população até esta quinta-feira, 21.
“Vim saber como está a situação do meu coração. Como a ação do SESI veio pra cá, fica muito melhor, é algo que facilita. No particular, as consultas são muito caras e aqui no município é difícil, não têm esses serviços mais especializados ou demora muito para marcar um atendimento”, contou o professor.
Rubemar é um dos 25 mil habitantes de Icatu que está usufruindo dos serviços médicos gratuitos e de promoção da saúde que a caravana do SESI Itinerante oferece pelas cidades do Maranhão. O projeto inclui consultas clínicas, pediatria, oftalmologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, ações educativas, vacinação, testes rápidos, oficinas de alimentação saudável, atrações culturais, dentre outros.
Somente nos dois primeiros dias de SESI Itinerante em Icatu, mais de 2 mil atendimentos já foram realizados. Os recordistas são os exames de sangue e de coração, seguidos das consultas com o dentista e de vista, que também são muito procuradas pelos icatuenses.
“Estamos em Icatu, aqui na região do Munim, em mais uma edição do SESI Itinerante, que é um projeto de cooperação social do SESI Maranhão, trazendo inúmeros serviços para a população. Depois daqui, seguiremos para Morros”, anunciou Lenildes Silva, coordenadora do SESI Itinerante.
Deuselina Gonçalves, 37, mora perto do estádio onde a ação do SESI está ocorrendo em Icatu. Quando soube dos atendimentos de saúde, levou os dois filhos à pediatra. “Hoje eles nem foram para a escola, mas valeu a pena. Gostei muito da médica, é muito comunicativa, explicativa, passou exames. Vou seguir as orientações dela”, disse a icatuense.
O projeto tem a parceria da prefeitura municipal de Icatu, que deu suporte para a instalação das unidades móveis e tendas do SESI e ainda somou à ação os serviços de aplicação de testes rápidos, vacinação e atualização do Bolsa Família para a comunidade.
“É uma satisfação muito grande essa parceria do SESI com a prefeitura de Icatu. Agradeço em nome do nosso amigo Baldez, presidente da FIEMA, esse apoio total que o SESI está nos dando aqui, durante esses três dias, para a nossa população. Tenho certeza de que quem ganha com isso é o nosso povo, tanto na área da saúde como na educação e na alimentação”, agradeceu o prefeito de Icatu, Walace Azevedo, que visitou o SESI Itinerante e conheceu de perto os serviços e atendimentos prestados no primeiro dia da ação.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário