quarta-feira, 20 de março de 2024

 Por Yndara Vasques

A consolidação do Intercâmbio Cultural entre o Maranhão e a Colômbia se consolida a cada chegada de um novo grupo de estudantes. A Va Mundo recebe o segundo grupo do colégio José Max Leon, que fica na região de Bogotá.  São cercas de 30 estudantes entre 12 e 15 anos que vivenciam durante um mês os costumes, a tradição e a aprendem o português do Maranhão.

Na última sexta-feira, dia 08 de março, o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, recebeu os estudantes da Colômbia e os professores para as boas vindas a São Luís. A Escola José Max Leon, que fica na região de Bogotá, é a que recebe estudantes  maranhenses do IEMA por meio do Programa “Iema no Mundo”, realizado em parceria com o governo do Estado, a Via Mundo Intercâmbio e a Escola José Max Leon. 

“É uma experiência única o intercâmbio para o crescimento e formação pessoal e profissional desses adolescentes”, disse Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo. “Sejam todos bem vindos ao Maranhão, assim como encaminhamos nossos alunos para o projeto de internacionalização e aprimoramento do conhecimento recebemos todos vocês com muita cordialidade e dispostos a repassar conhecimento também”, afirmou 

São quase 30 adolescentes vivenciando a cultura maranhense. Esse é o segundo sob a coordenação da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, por meio do Programa de Intercâmbio Cultural no Brasil (PIC Brasil), em parceria com a Jose Max Leon, instituição de ensino bilíngue da Colômbia. O primeiro grupo teve sua experiência em fevereiro de 2023. 

A chegada dos estudantes colombianos no aeroporto foi em clima de festa, onde os visitantes foram recepcionados pelas famílias anfitriãs com cartazes, flores, balões e presentes, além da equipe da Via Mundo e representantes da escola anfitriã. Os jovens vieram acompanhados de professores da escola onde estudam.

Ao longo de sua estadia, os estudantes colombianos participarão de diversas atividades como aulas de português, city tour no Centro Histórico com visita ao Museu da Gastronomia, à Escola Municipal de Música e às Secretarias Estadual e Municipal de Turismo. Também constam na programação dos estudantes visita à Casa Barrica no bairro da Madre Deus, por exemplo. Todas estas atividades permitirão aos estudantes, vivenciarem a cultura maranhense e ao mesmo tempo aprenderem o idioma. 

O Brasil está entre os 10 mercados no mundo em exportar estudantes para intercâmbio cultural. No entanto, a Via Mundo também trabalho com o caminho inverso, com intercâmbio cultural receptivo, ou seja, atraindo estudantes estrangeiros para o Maranhão, por meio do PIC Brasil. Uma forma também de promover a cultura do Maranhão mundo afora. Antes da pandemia, o PIC já trouxe estudantes de vários países, entre os quais, Canadá, Alemanha, Itália e Argentina.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário