segunda-feira, 13 de maio de 2024

 Iniciativa visa mobilizar sociedade para arrecadação de água mineral e recursos financeiros para os impactados pelas enchentes

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA) lançaram uma campanha solidária para arrecadar água mineral e recursos financeiros para a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta a pior enchente de todos os tempos no estado. A Campanha SOS Enchentes – RS visa mobilizar empresários de todo o setor produtivo, além da comunidade em geral, para contribuir em prol das vítimas da tragédia.

“Esse é um momento de muito sofrimento para a população do Rio Grande do Sul, precisamos nos mobilizar pelas famílias afetadas pelas enchentes, que deixaram cidades inteiras debaixo d’água”, disse Francisco de Sales Alencar, 1º vice-presidente da FIEMA.

Sales Alencar lembrou que o setor produtivo maranhense já se organizou em diferentes momentos difíceis para dar suporte à sociedade maranhense, desde o surgimento da Covid-19, quando lançou o programa Avança Maranhão, como para ajudar os afetados pelas fortes chuvas e enchentes no interior do estado, em 2023. O 1º vice-presidente da FIEMA também ressaltou que maio é o mês da indústria e que a ação de enfrentamento à calamidade que tomou conta do RS entra agora na programação, como prioridade em 2024.

“Dessa vez, a mobilização pretende atingir as milhares de pessoas desabrigadas e sem recursos no Rio Grande do Sul e o empresariado maranhense unido vai arrecadar água mineral e recursos financeiros para enviar essa ajuda a essa população, que precisa de todo o suporte possível, nesse momento”, afirmou Cláudio Azevedo, presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA.

Os interessados em enviar água e dinheiro ao Rio Grande do Sul podem entregar, a partir desta terça-feira, 14, água mineral na Casa da Indústria Albano Franco, sede da FIEMA, localizada na Cohama. Já para mandar recursos financeiros, a Chave do PIX é fiemasosrs@fiema.org.br.

R$ 65 MILHÕES – A campanha da FIEMA e do CIEMA soma-se a da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no âmbito nacional, que criaram um núcleo especial de ações para arrecadar itens essenciais e coordenar doações da indústria para a população do Rio Grande do Sul. Coordenado pela CNI, o grupo instituiu três fases de ajuda: assistência inicial, ações de restabelecimento e ações de reconstrução.

O núcleo especial está atuando em parceria com as 27 federações estaduais da indústria e os departamentos regionais do SESI e do SENAI para coordenar várias formas de auxílio da indústria à população gaúcha, com o uso de recursos próprios e arrecadados junto às indústrias.

Representados pelos presidentes de federações estaduais da indústria, os departamentos regionais do SESI de todo o país aprovaram, em parceria com o Conselho Nacional do SESI, uma resolução que garante R$ 65 milhões para ajudar no enfrentamento à calamidade. Os recursos serão aplicados em ações de assistência em saúde, educação, reestabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de estruturas, aquisição de suprimentos e materiais de divulgação de campanhas de doação para atender demandas emergenciais sob a coordenação do SESI-RS.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário