sexta-feira, 24 de maio de 2024

Programação vai ocorrer durante Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O Maio Laranja é o mês dedicado à alertar a população sobre como identificar e denunciar possíveis casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para reforçar a conscientização sobre o tema, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) vai trazer para uma roda de conversa as principais instituições da rede de apoio às vítimas desses crimes. O evento “Juntos pela Infância: O Turismo Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” ocorrerá nesta terça-feira (28), no auditório do Centro Tecnológico e Cultural da Indústria - SESI Casarão da Indústria. 

Na roda de conversa, serão discutidas estratégias de conscientização e prevenção, enfatizando as responsabilidades de todos os envolvidos. O evento também faz referência à Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na programação, organizada pela coordenação do programa Mais Infância, Mais Turismo, haverá um momento de acolhimento com música ambiente, em seguida, uma palestra sobre “Turismo Sexual: Prevenção e Conscientização”, com a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo. A roda de conversa terá mediação da Moisilésia Bucele, coordenadora da Rede Estadual de Conselheiros Tutelares e consultora de Direitos Humanos, Infância e Juventude, entre outras atribuições.

O evento será aberto ao público. Entre os convidados, estão: representantes da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Conselho Tutelar de São Luís, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (Aslit), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Ministério Público do Trabalho (MPT-MA), trade turístico e outros. A presença dessas entidades demonstra o compromisso coletivo em combater essas violações, enfatizando a importância da proteção das crianças e adolescentes.

Programa Mais Infância, Mais Turismo

O programa tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística no Estado do Maranhão e, ao mesmo tempo, promover a defesa, garantia e promoção de direitos.

Em 2023, por meio de palestras e seminários em escolas para estudantes do nível fundamental e médio e blitz em bares, restaurantes, rodovias e meios de hospedagens, o programa Mais Infância, Mais Turismo sensibilizou mais de 5,6 mil crianças e adolescentes.

Para solicitar a realização das atividades do programa Mais Infância, Mais Turismo, qualquer cidadão pode mandar um e-mail para maisqualificacaoturismo@gmail.com, requisitando a realização do serviço.

Maio Laranja

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque, neste mesmo dia, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

SERVIÇO

O quê: Roda de conversa “Juntos pela Infância: O Turismo Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Quando: Nesta terça-feira (28), às 15h.

Onde: Auditório do Centro Tecnológico e Cultural da Indústria - SESI Casarão da Indústria, Praça João Lisboa, 328, Centro, São Luís.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário