O volume de recursos negociados nos três primeiros meses de 2024 já é quatro vezes maior do que todo o crédito de 2023
SÃO LUÍS – O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações Estaduais de Indústria, incluindo a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), tem se destacado por seu papel fundamental no apoio ao crescimento e à sustentabilidade dos negócios locais. O serviço foi projetado para ajudar empresas de todos os portes a encontrar, de maneira simplificada, as linhas de crédito mais adequadas para aprimorar seus negócios, promovendo assim o desenvolvimento econômico sustentável.
A título de comparação, o volume de recursos solicitados pelas empresas com o auxílio do NAC/FIEMA em todo ano de 2023 somou R$ 14,1 milhões. Este número saltou para impressionantes R$ 56,5 milhões apenas entre janeiro e março deste ano, um indicativo da crescente necessidade de financiamento no setor industrial maranhense.
O NAC tem por objetivo desmistificar o acesso ao crédito. Trata-se da porta de entrada para que esses empreendimentos possam obter apoio através de informações, assessoria, consultoria, capacitação e articulação para identificar as melhores condições de crédito junto às principais instituições financeiras.
CRÉDITO - O setor da construção civil, em particular, tem demonstrado uma demanda significativa por financiamento em 2023 e 2024, evidenciando sua importância para o desenvolvimento de infraestrutura e crescimento urbano no Maranhão. A diversificação nas necessidades de crédito ao longo do tempo também é notável, com uma mudança das solicitações iniciais focadas na aquisição de bens e produtos para uma ênfase na expansão dos negócios, mantendo-se a importância do capital de giro e do investimento em maquinário.
Thiago Pontes, Gestor do Núcleo de Associativismo e Negócios da FIEMA, disse que o aumento no volume de pedidos de crédito é explicado em parte pelo otimismo e oportunidade no potencial do estado do Maranhão, seja por uma questão logística, aumento de demanda ou recursos naturais. Ele falou ainda que entre os diferenciais dos serviços prestados pelo NAC/FIEMA estão o auxílio às empresas na escolha da melhor linha de crédito para atender sua necessidade; intermediação entre empresas x bancos durante o processo de solicitação de crédito; orientação em caso de necessidade de renegociação e prestação de serviços de consultoria para elaboração de projetos de investimentos.
Por meio da facilitação do acesso a linhas de crédito ideais, o NAC tem sido um catalisador para a transformação do cenário industrial do Maranhão, atuando como uma ponte entre as soluções de financiamento que atendem às variadas necessidades das empresas e agentes financeiros. O aumento significativo no volume de crédito solicitado e a demanda contínua oriunda de diferentes setores expõem o desempenho econômico do estado e o papel crucial do NAC em apoiar esse desenvolvimento.
Com a continuidade de sua atuação estratégica e o compromisso em conectar empresas com as melhores opções de financiamento disponíveis, o NAC está bem-posicionado para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico sustentável do Maranhão. A iniciativa, além de fortalecer o setor industrial do estado, também promove uma cultura de inovação e crescimento sustentável entre as empresas maranhenses. Para saber mais entre em contato pelo email nac@fiema.org.br ou pelo telefone (98) 3031-0104 (ramal 1432).
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário