quarta-feira, 15 de maio de 2024

De janeiro a março, a ocupação hoteleira nos polos turísticos apresentou uma média trimestral variada, com destaque para São Luís (52,06%)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) divulgou nesta semana o primeiro Boletim do Turismo 2024, com diversas pesquisas realizadas nos principais polos turísticos maranhenses, pelo Observatório do Turismo do Maranhão, no período de janeiro a março de 2024.

O boletim apresenta resultados e informações relacionados a diferentes tópicos, como: ocupação hoteleira, fluxo aéreo, diária média em diferentes destinos, números dos Centros de Atendimento ao Turista, distribuição de visitantes por gênero e procedência, preferência por meios de hospedagem, tempo de permanência dos visitantes, meios de transporte utilizados, motivações de viagem e a presença do Maranhão no Instagram.

Segundo o coordenador do Observatório do Turismo, Igor Almeida, o Boletim do Turismo trouxe informações valiosas sobre a atividade turística no Maranhão. “Essas informações refletem a dinâmica do turismo no Maranhão e fornecem insights importantes para compreender o cenário turístico no estado”, pontuou.

Durante o período de janeiro a março, a ocupação hoteleira nos polos turísticos apresentou uma média trimestral variada, com destaque para São Luís (52,06%), Lençóis e Delta (37,05%), e Chapada das Mesas (33,05%), resultando numa média geral de 40,72% entre os 3 polos.

O fluxo aéreo, considerando embarques e desembarques, totalizou 201.918 desembarques e 228.854 embarques, somando 430.772 passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 5,84% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As Online Travel Agencies (OTAs) revelaram a maior diária média nos meses de janeiro a março em diferentes destinos, como São Luís (R$ 268,61), Barreirinhas (R$ 300,39) e Carolina (R$ 240,58).

No Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Setur-MA, foram registrados 4.256 atendimentos no primeiro trimestre de 2024, com uma distribuição de visitantes por gênero e procedência, destacando a preferência por destinos nacionais e internacionais.

Além disso, os dados mostram o gasto médio diário, a preferência por hospedagem, o tempo de permanência dos visitantes, os meios de transporte utilizados para chegar ao destino, e as principais motivações de viagem.

Por fim, a presença do Maranhão no Instagram foi analisada através de hashtags e porcentagens de posts por atrativo turístico e destino, destacando os locais mais marcados durante o período de janeiro a março de 2024.

Acesse aqui (https://observatorio.turismo.ma.gov.br/files/2024/05/BOLETIM24.01-1.pdf) para consultar o infográfico completo da pesquisa.

Informação: Turismo MA 

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