O Porto do Itaqui, reforçando a relação porto-cidade, participou ativamente das celebrações do Dia das Mães, organizada pela Associação Maranhense de Equoterapia (AME), uma entidade civil sem fins lucrativos que, há quase duas décadas, dedica-se a oferecer terapias complementares para pessoas com deficiência e suas famílias.
A AME é parte efetiva do projeto do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão, que oferece tratamento gratuito a pessoas carentes com deficiência.
A tesoureira da AME, Carla Adriana Dias, mãe atípica, ressalta o impacto significativo que a associação teve na vida de muitas famílias ao longo dos seus 19 anos de atuação. "Eles demonstram uma evolução tão grande que nos emocionamos", afirmou. Ela destacou ainda o trabalho da equoterapia como o carro-chefe das atividades da associação.
A AME também oferece dançaterapia para jovens a partir de 12 anos e promove atividades específicas para mães atípicas de todas as idades, focando em "cuidar de quem cuida".
Dona Helena, que é mãe de três filhos atípicos, faz parte do centro de equoterapia há mais de 20 anos. Ela compartilha a experiência transformadora que teve com seu filho João. "A equoterapia entrou em um momento de dor na nossa família. João chegou aqui quando tinha apenas 7 anos, não sentava e tinha crises de agressividade. Fomos muito bem acolhidos e, com a equipe técnica e profissional, conseguimos proporcionar uma qualidade de vida melhor para ele. Foi um divisor de águas", relata Helena, emocionada.
O equitador tenente Ricardo Sá Pereira, presidente da AME, também enfatiza a importância das parcerias para a continuidade do trabalho da associação. "Temos uma demanda grande e, se não fosse os nossos parceiros, não teríamos chegado tão longe. O Porto do Itaqui chegou em um bom momento", afirmou.
A celebração foi uma promoção do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que desde 2005 tem ampliado suas atividades sociais. O centro oferece uma variedade de serviços terapêuticos e lúdicos utilizando cavalos, proporcionando recuperação e inclusão para pessoas com deficiência e necessidades especiais.
“A parceria entre o Porto do Itaqui e a AME é um exemplo de como a união de esforços pode transformar vidas, oferecendo esperança e apoio para famílias que enfrentam desafios diários com coragem e resiliência. É um projeto abraçado pelo comando da PM, sob direção do comandante Paulo Fernando e que, com a parceria com o Porto do Itaqui, só tem a crescer”, destaca major Ramalho, comandante da Cavalaria da PM.
Fonte: Emap
0 comentários:
Postar um comentário