quinta-feira, 23 de maio de 2024
Atendimento aos desabrigados e o recolhimento de resíduos trazidos com as enchentes são uma prioridade para a gestão do Prefeito Amilcar Rocha

A Prefeitura de Barreirinhas se mantém presente nas regiões atingidas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dois meses no município. 

Os índices pluviométricos já chegam a quase 600mm só nos meses de abril e maio. As chuvas volumosas em todo município resultaram em 162 famílias, no total 523 pessoas desabrigadas, além dos danos e prejuízos causado a toda cidade. 

Desde o primeiro momento, o Prefeito Amílcar Rocha, tem agido para amenizar o sofrimento dos atingidos. No dia 24 de abril, decretou estado de calamidade, mobilizou as secretarias municipais para atender todas as pessoas desabrigadas pelas águas. 

O Centro de convenções da Barreirinhas, está sendo usado como centro de acolhimento e aos desabrigados. Um mutirão para assistência é coordenado pelo próprio Prefeito Amílcar envolve o pagamento de aluguel social, liberação de refeições, colchões, cobertores, lanches, água mineral e atendimento médico e outras providencias.

A ação da Prefeitura de Barreirinhas compreende também o trabalho da Defesa Civil, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social; Segurança Cidadã; de Saúde; de Educação; Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica e Guarda Municipal. 

Toda a estrutura da administração tem agido quando necessário, com a participação de secretários, que fizeram um balanço da situação no município para implementar as ações que serão desenvolvidas nos próximos dias.

“Estamos atentos e sensíveis ao que está acontecendo e aos inúmeros problemas pelos quais as famílias estão passando e, estamos agindo, fazendo o impossível para atender as pessoas que tiveram prejuízos com as fortes chuvas que continuam a cair. Determinei que toda as secretarias estejam nas ruas, dando ajuda aos nossos irmãos nesse momento tão difícil", destacou o Prefeito Amílcar Rocha.

Atendimento

A secretaria de segurança cidadã e que coordene o comitê de crise e mantém o monitoramento nas áreas mais críticas. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão fazendo o atendimento social das pessoas desabrigadas, sempre que solicitadas.

Outras frentes de trabalho têm se intensificado, na busca de soluções dos problemas advindos com as cheias. 

A Secretaria Municipal de obras, Serviços Públicos e Urbanismo - SEMOSP, permanece com equipes realizando a limpeza dos pontos atingidos pelas águas, desenvolvendo ações em estradas vicinais que tiveram problemas de alagamentos. Com o nível das águas baixando nos pontos alagados, as equipes da SEMOSP terão como prioridade a limpeza dos pontos afetados, inclusive com o apoio de outros órgãos da Prefeitura, como a Saúde e outros órgãos.

É a Prefeitura de Barreirinhas, na pessoa do seu prefeito, sensível aos problemas da cidade e agindo para atender a todos. Para tanto, dialoga com o governo do Estado e instâncias federais para mitigar os danos provocados pelas chuvas que continuam a cair no destino turístico mais importante do Maranhão.








0 comentários:

Postar um comentário