Ministério promove várias iniciativas que estimula o brasileiro a conhecer as belezas nacionais e disponibiliza ferramentas que orientam o viajante a ter boas experiências nos destinos nacionais
Esta quinta-feira (13.06) é o momento de celebrar a peça-chave de uma indústria que movimenta mais de 50 atividades produtivas em todo o Brasil, contribuindo para gerar emprego e renda a milhares de famílias. No Dia do Turista, o Ministério do Turismo rende homenagens a todos aqueles que, ao desfrutarem dos variados atrativos nacionais, fazem girar um universo responsável por impactos econômicos extremamente positivos.
O MTur desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
Também há disponibilização de recursos federais. No ano passado, o Ministério do Turismo aplicou um total de R$ 380 milhões no apoio à promoção de obras de infraestrutura turística em todo o país, o que permitiu a conclusão de mais de 500 projetos do tipo. Este trabalho significou o aprimoramento de vários espaços voltados à recepção de turistas, englobando orlas, mirantes e parques, além da pavimentação do acesso a pontos de visitação, entre diversos outros projetos.
ORIENTAÇÕES - O MTur também atua para que o turista tenha mais segurança ao contratar serviços na área. O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) permite que o viajante consulte a regularidade de atividades do setor em todo o país, tendo registro obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. (Acesse AQUI)
Outra ferramenta à disposição do viajante, que pode ser acessada no site da Pasta, é a coletânea de cartilhas chamadas “Consumidor Turista”. Separadas pelos temas: “Transporte Aéreo - Antes da viagem; Durante a viagem e Chegando ao destino”; “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”, as publicações trazem informações valiosas sobre direitos e deveres de quem vai se aventurar pelas belezas dos destinos brasileiros. (Acesse AQUI)
O MTur proporciona, ainda, uma fonte de informações sobre a agenda de eventos organizada por destinos das cinco regiões do Brasil. O Calendário Nacional de Eventos, construído de forma colaborativa junto a estados e municípios, divulga realizações de todas as Unidades da Federação, fornecendo dados a respeito da oferta turística do país que podem ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. (Acesse AQUI)
Informação: Ministério do Turismo
0 comentários:
Postar um comentário