A celebração da neurodiversidade multiplica os esforços pela igualdade social
SÃO LUÍS – Desde 2005, no dia 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista. A data visa promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo, pois através disso é possível a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Em alusão a essa data, a Escola SESI Bacabal realizou a “Pedalada do Autismo” com o objetivo de celebrar a neurodiversidade, dar visibilidade e combater a discriminação relacionada às pessoas com autismo, multiplicando os esforços na busca pela equidade, reflexão sobre ações inclusivas e respeito ao próximo.
A coordenadora de Educação do SESI-MA enfatiza o comprometimento da instituição. “O respeito às diferenças e o comprometimento com a inclusão é um dos pontos fortes da Rede SESI de Educação. Cada aluno é respeitado em suas necessidades e cada escola da Rede SESI se organiza para um atendimento responsável e comprometido. Projetos e diversas ações são desenvolvidas para a conscientização da importância da inclusão e eles visam atender famílias, alunos, funcionários e comunidade em geral e que não se limita apenas a datas comemorativas, mas a todo período letivo”, destaca Vanda Marli, coordenadora de Educação do SESI-MA.
Cada escola da Rede é composta por equipes de profissionais com competência para realizar um atendimento adequado a variadas situações: pedagogos, psicólogo escolar, psicopedagogo, orientador educacional, além das salas de Atendimento Educacional Especializado. Em Bacabal, as mães sentem a diferença nesse atendimento personalizado.
“Meu filho já veio de outras escolas que foram boas para ele, mas hoje eu me sinto muito segura aqui no SESI Bacabal. Meu filho é acolhido todos os dias e o que é mais importante que não é só seu filho que é atípico, mas todas as crianças e adolescentes atípicos ou não são bem acolhidas nas suas dificuldades. No Dia do Orgulho Autista foi uma forma muito lúdica com a pedalada, crianças com os pais, divulgando a importância desse dia. Para mim, como mãe, fico muito honrada e orgulhosa de participar da escola SESI.” Destacou Joanna Dark, mãe do José Davi, do 1º ano.
O SESI-MA, por meio de ações como essa, lembra a comunidade escolar da importância de valorizar cada indivíduo. Assim como, ao educarmos as crianças envolvendo-as ativamente na promoção da aceitação, podemos construir uma sociedade na qual há realmente a igualdade.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário