Promovido em parceria com o SICAM, evento será realizado nos dias 11 e 13 de junho
IMPERATRIZ – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em uma ação inédita do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), e em parceria com o Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Maranhão (SICAM), realiza o primeiro Café com Empresários voltado para o setor, nos municípios de Grajaú e Açailândia, nos dias 11 e 13 de junho, respectivamente. O objetivo é fomentar o debate sobre boas práticas trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho no segmento do carvão vegetal.
O encontro também visa promover a competitividade das indústrias do setor de reflorestamento para carvão vegetal e celulose dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins e analisar a política de erradicação do trabalho escravo nas áreas de produção de carvão por meio das palestras com especialistas no assunto.
A programação abrange diversos aspectos fundamentais para o setor, desde apresentações institucionais do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e do Sindicato até palestras ministradas por especialistas renomados. Destacam-se as presenças do procurador do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão Santos, da presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto), Lucilene Binsfeld, dos advogados e membros da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-MA, Jéssica Vieira e Adibson Almeida e o especialista na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Daniel Lima.
O evento contará ainda com a participação de representantes de entidades e empresas de relevância no estado, como a Aço Verde do Brasil (AVB), o Sindicato das Indústrias de Ferro do Maranhão (SIFEMA), o Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA), o InPACTO - Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).
Com uma agenda dinâmica e participativa, o encontro visa não apenas a disseminação de conhecimento, mas também a troca de experiências entre empresários e profissionais do setor, com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
“Este evento representa um marco para o setor de carvão vegetal no Maranhão. É uma oportunidade ímpar para discutirmos questões cruciais como boas práticas trabalhistas e saúde e segurança do trabalho, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores", afirma a presidente eleita do SICAM, Bruna de Souza Fernandes.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário