Como parte da programação comemorativa do Junho Verde, em alusão ao mês do meio ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) retomou nesta terça-feira (18), no Golden Shopping Calhau/ Pós-Graduação UNDB, as atividades da Escola Ambiental do Maranhão.
Participaram do evento todas as Secretárias de Estado que integram a gestão do órgão de forma compartilhada. As ações da Escola são de responsabilidade das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, da Educação – SEDUC, Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, e da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, reafirmou a importância da política de gestão integrada. “Estamos retomando as atividades da Escola Ambiental, ela está reformulada, mais participativa, essa é uma meta clara do Governador Carlos Brandão, fazer toda gestão de forma mais participativa, apresentamos todas as secretarias envolvidas, abrimos o diálogo, falamos das nossas metas e dos serviços que estamos lançando, e assim unidos a gente avança”, ressaltou.
Durante o evento foram apresentadas diversas ações incluindo o aplicativo APP SEMA que disponibilizará aos usuários mapa ambiental do Maranhão além de conteúdo relacionado à educação ambiental e aos serviços e eventos a serem realizados durante o ano pela SEMA.
Para o Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Educação, Odair Neves, a SEDUC tem papel fundamental dentro da política ambiental do Maranhão. “Existe a educação formal nas escolas e a estratégia é a implantação das Com-Vidas, e também participamos desse sistema de gestão da Escola Ambiental contribuindo com a educação dentro e fora das escolas e nas comunidades do entorno”, explicou.
Mauro Carramilo, presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental, também esteve presente no evento. “É muito bom estar aqui como representante da sociedade civil organizada, e temos como objetivo ser parceiros da SEMA na implementação da política ambiental do nosso estado”,
A Escola Ambiental do Maranhão tem como órgão gestor a SEMA, por meio da Superintendência de Educação Ambiental e tem por finalidade viabilizar a Política Estadual de Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de educação formal e não formal, promovendo sensibilização socioambiental, formação profissional e curricular e fomento a geração de emprego e renda de forma sustentável.
Ofertas de cursos, formação continuada, desenvolvimento de projetos, pesquisa, apoio ao desenvolvimento do turismo sustentável, e muitas outras ações fazem parte da variedade de atividades da Escola Ambiental do Maranhão.
Informação: Sema MA
0 comentários:
Postar um comentário