O projeto teve início no começo do ano letivo e trabalhou diversos temas
SÃO LUÍS – O Projeto de Educação Financeira da Rede SESI de Educação trabalha todas as áreas de conhecimento e tem como objetivo principal dar subsídio aos alunos para que saibam lidar com o financeiro e se planejar, não só para si próprios, mas também pensar na sociedade como um todo e na sustentabilidade. No último sábado (15/06), foi o encerramento dessa proposta pedagógica na Escola SESI São Luís – Anexo, para estudantes do Ensino Médio. Todos os alunos das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) no Maranhão, desde o maternal, participam dessa iniciativa.
“O Projeto de Educação Financeira abrange a formação integral do aluno, proporcionando conhecimentos que lhe permitirão adquirir a base necessária para sua vida pessoal e profissional. Aqui no SESI, buscamos sempre desenvolver os temas da atualidade propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma diferenciada, para que os alunos possam construir e consolidar conhecimentos que lhes deem subsídios para realmente se preocuparem com o mundo ao seu redor”, destaca Cristina Cunha, gerente da Escola SESI São Luís - Anexo.
O projeto teve início no começo do ano letivo de 2024. Os alunos conheceram os gastos em suas casas e observaram os gastos escolares para adquirir habilidades essenciais de gerenciamento financeiro e a compreensão sobre conceitos econômicos básicos. Foram ensinados temas como orçamento familiar, poupança, investimentos básicos, planejamento para o futuro financeiro e economia de água e energia e alguns pais perceberam um novo olhar dos seus filhos.
“Depois que a minha filha começou o projeto, teve consciência maior da utilização do carregador de telefone celular. Antes ela sempre deixava o tempo todo na tomada e hoje, após ter esse ensino de economia e de saber que o consumo da energia contínua se o cabo estiver conectado, já tem um pensamento correto sobre economia. Além disso, ela se preocupa com as compras e acompanha a gente no supermercado para economizarmos”, declarou Fabiana Freitas, mãe da aluna Geovanna Sodré, do 1º ano da Escola SESI São Luís.
O desenvolvimento do projeto incluiu vendas de diversos produtos. A maioria com reutilização de materiais. Desde alimentos que foram recolhidos em feiras ou reaproveitadas cascas, até mesmo restos de alimentos pegos da própria cantina para composteira montada pelos alunos para fazer adubo. Os alunos também recolheram material biodegradável para fazer biojóias.
José Maria, aluno do 1º ano, reconheceu a importância desse tipo de trabalho. “É gratificante trabalhar com isso. Estivemos envolvidos em todas as etapas do processo de produção das biojóias e a gente pensou nessa temática porque é uma forma de levar renda extras às comunidades. As biojóias que fizemos utilizamos sementes fáceis de ser encontradas em praças, flores caídas, e fazendo isso a gente ajuda as comunidades e a preserva a natureza”, declarou o estudante José Maria Pinheiro.
As empresas de consultoria criadas pelos alunos também trabalharam diversos assuntos, como energia sustentável, moda e esportes. Os alunos do 3º ano fizeram uma consultoria para crianças e adolescentes que sonham com futebol. “Nosso projeto pega talentos que moram em favelas para treiná-los e prepará-los para times de futebol. Mas não consiste apenas para jogos, mas na educação. Tem a parte da assiduidade deles nas escolas e reforço escolar. Fora isso, a gente pretende lançar campos de futebol sustentáveis utilizando grama sintética em locais de extrema pobreza”, declarou João Vitor Madeira, da equipe que idealizou o projeto “MAC Realizando Sonhos.
O encerramento do projeto no último sábado foi de muita venda, conhecimento compartilhado e orgulho da comunidade escolar. Todo dinheiro arrecadado será revertido em doações para instituições sociais escolhidas pelos alunos. Além da escola SESI São Luís- Anexo, outras unidades e séries realizarão a culminância do Projeto de Educação Financeira até o final do primeiro semestre em todos os municípios onde há escolas do SESI.
Informação: Fiema
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