Evento foi promovido pelo Ministério das Comunicações, na capital maranhense
SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, foi um dos convidados do Governo do Estado para a abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, na terça-feira (11), em São Luís, que teve a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O grupo voltado para esse tema foi criado em 2017, e em sua pauta majoritária dá enfoque à discussão acerca da evolução da economia digital, que ao longo dos anos expandiu estruturalmente, aumentando assim, a sua importância no dia a dia da sociedade global.
O evento contou com a presença do governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e reúne governos, organizações internacionais e especialistas nas discussões sobre tecnologias digitais. Nesta edição, na capital maranhense, o G20 traz ao estado representantes de todos os países que compõem o bloco.
“Nós temos os grandes países com as melhores tecnologias do mundo discutindo isso, e na nossa capital, no nosso estado. Sem dúvida é um grande marco. Que daqui a gente saia com grandes resultados na área da economia digital”, disse o governador Carlos Brandão.
O prefeito Eduardo Braide destacou que a internet conecta pessoas, cria oportunidades e está diretamente ligada ao crescimento econômico e ao alcance de metas globais, porém, a exclusão digital ainda impede milhões de pessoas de participarem desta revolução. “E é nosso dever conjunto superar essa barreira”, disse.
Do ponto de vista do setor produtivo, a discussão sobre economia digital é essencial para a manutenção da competitividade das empresas e para a inclusão digital social no Maranhão e no Brasil. “O uso das tecnologias digitais é um caminho que precisa ser trilhado pelas empresas para chegar até a Indústria 4.0. A adoção de tecnologias como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial pode melhorar a eficiência, aperfeiçoar produtos e reduzir custos. E a jornada rumo a essa transformação já começou, tanto para as empresas como, principalmente, para a população, que precisa se apropriar dessas ferramentas e aproveitar as oportunidades que elas possibilitam”, disse o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.
Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa é um dos eixos temáticos do encontro do G20 em São Luís, que iniciou na segunda-feira, 10, com um seminário sobre segurança na economia digital. Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável também são pauta da reunião.
Na terça-feira (11), foi realizada a reunião dos delegados e delegadas do G20, seguida da discussão sobre investimento em infraestruturas digitais, com a presença de representantes de governos, do setor privado e instituições financeiras multilaterais – para discutir e otimizar investimentos em infraestruturas digitais. Além disso, foi realizado um painel de discussão sobre desafios e oportunidades dos setores, seguido de um seminário sobre proteção de dados na agenda da economia digital, finalizando com uma mesa redonda sobre o esforço coletivo para catalisar investimentos em infraestrutura digital.
O evento segue até amanhã, 13, e ainda colocará em debate temas como governança e fluxos de dados internacionais, cibersegurança e crianças no ambiente digital e, também, painéis sobre habilidades da leitura, da escrita e proteção de dados; e sobre regulação e governança de dados.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário