A atividade é sempre proposta aos estudantes para conclusão no Programa Jovem Aprendiz
SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) realizou na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) a 9ª edição da Ação Empreendedora. Esse é um momento em que os aprendizes apresentam projetos de melhoria para as empresas nas quais realizaram a aprendizagem. As melhores propostas podem ser adotadas e colocadas em prática no ambiente corporativo.
Os alunos demonstraram em suas apresentações situações referentes às criações e reformulações das empresas, buscando sempre a proposição de melhorias singulares, levando em consideração o contexto em que as empresas estão inseridas. Daniel Diniz, aprendiz do Hospital do Servidor (HSE), percebeu que não havia um sistema de aproximação da comunicação interna e externa. Foi então que resolveu desenvolver um site.
Nossa ideia principal era aproximar o hospital dos seus colaboradores com a comunicação interna, mas que no desenvolvimento decidimos também fazer com o externo, para nos aproximarmos dos pacientes. Então criamos um visual diferente. Fizemos várias reuniões para melhorar nossa apresentação e mostramos para as outras equipes o dashboard para termos nosso projeto bem-feito, e documentamos tudo. O nosso professor do IEL nos ajudou muito e foi importante para conseguirmos concluir do jeito que queríamos”, declarou Daniel, aprendiz no HSE.
Essa atividade é sempre proposta aos estudantes para conclusão do período de aprendizagem. O consultor de mercado do IEL-MA, Diego Araújo, destacou que esse momento tem como objetivo desenvolver nos aprendizes habilidades sociais diferenciadas e, principalmente, para que eles tenham uma visão sobre resolução de problemas.
“A conclusão da 9ª edição da Ação Empreendedora é um momento no qual as empresas podem ver realmente o amadurecimento de seus aprendizes, pois eles colocam aqui o que de fato precisa ser melhorado. Coisas que muitas vezes podem passar despercebido no dia a dia das organizações, mas que eles – que estão mais ligados a tecnologias - percebem. E tudo isso mostra como é importante esse tipo de atividade para instigar a criatividade e a forma deles resolverem futuramente problemas internos ou no local de trabalho”, destacou Diego Araújo.
O Programa Jovem Aprendiz do IEL-MA é reconhecido pelos colaboradores das empresas participantes. “Esse programa do IEL tem contribuído no HSE por mais de um ano e trouxe realmente jovens diferenciados, com muitas ideias e formas de ver o mundo que agrega valor nos setores da organização, fazendo com que tenhamos um crescimento por onde eles passam. Alguns chegam um pouco mais tímidos, claro, mas todos fizerem uma grande diferença, assim como todos que o IEL costuma selecionar para a gente em turmas anteriores também”, reconheceu Letícia Sales, enfermeira de controle de infecções do HSE.
Nesta edição da Ação Empreendedora foram apresentados seis projetos, todos com foco na inovação dos sistemas tecnológicos das empresas. As empresas que se fizeram presentes para prestigiar as apresentações de seus aprendizes foram Credishop, HSE, Laboratório Lacmar, Colégio Upaon-Açu, CREA-MA, Fundação Sousândrade e SEBRAE.
As empresas que desejam fazer parte do programa podem entrar em contato direto pelo WhatsApp (98) 99212-1765 e conhecer as condições do programa que tem contribuído com o desenvolvimento social do Maranhão. Além de São Luís, o IEL conta com um núcleo em Imperatriz para atender as empresas locais e da região. No Sul do estado os contatos devem ser feitos pelo WhatsApp (99) 99179-2914 ou (99) 99205-8070.
O Programa Jovem Aprendiz é um espaço para primeira oportunidade de trabalho para muitos e o IEL-MA é referência na conexão de empresas e jovens que desejam dar início à jornada de trabalho.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário