O Maranhão como destino para intercâmbio cultural. Este é o objetivo da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, que realiza uma vasta jornada de visitas a países da Europa, na pessoa do seu diretor, Antônio Bacelar Júnior, visando divulgar as potencialidades do estado maranhense para atrair estudantes estrangeiros.
A viagem, no momento, envolve a Alemanha, Estônia e Eslováquia. “Estamos percorrendo esses países onde visitamos instituições de ensino e de intercâmbio cultural para apresentar o Maranhão a estudantes que tenham interesse em aprender o português, o nosso idioma, e conhecerem a nossa cultura”, destaca Bacelar.
A Via Mundo, que este ano completa 25 anos, já desenvolve diversos programas de internacionalização da educação em iniciativa própria e por meio de parcerias público-privadas. “Dentro de mim, tem um pouco disso, de querer compartilhar o mundo”, afirma Bacelar.
Entre os programas mais antigos da empresa, está o PIC Brasil (Programa de Intercâmbio Cultural no Brasil). “Levamos o Maranhão e a nossa cultura para outros países como a Estônia e a Eslováquia, ampliando assim a atuação dos nossos programas. Ao mesmo tempo, visamos incentivar que estudantes maranhenses tenham interesse em intercâmbio cultural nesses países”, explica Bacelar. Desde 2001, a empresa iniciou seus programas para estrangeiros no Brasil e passou a receber estudantes de diversos países, entre os quais, Itália, Estados Unidos, Colômbia e Argentina.
Ainda na Estônia, Bacelar teve reunião sobre o pré-embarque de uma aluna deste país e fez uma apresentação para alunos interessados em intercâmbio no Brasil. Em seguida, reuniu-se com o diretor da agência de Intercâmbio ASSE, Oliver Kotram, empresa parceira da Via Mundo, que falou sobre a história e cultura da Estônia, com informações sobre o período da dominação soviética.
No âmbito das parcerias público-privadas, a Via Mundo também discute a possibilidade de criar um programa de bolsa entre o do governo maranhense, por meio do IEMA, e a Estônia, voltado para educação ambiental e tecnológica, além da organização de uma Missão Técnica do Governo do Maranhão à Estônia para reuniões de instituições governamentais do país.
A parceria público-privada da Via Mundo com o Governo do Maranhão envolve a operacionalização dos programas Cidadão do Mundo (Secretaria de Estado de e Ciência e Tecnologia) e IEMA no Mundo (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-SEDUC), por meio dos quais já foram enviados estudantes para intercâmbios em países como Inglaterra, França e Argentina. A Via Mundo também organiza, desde o ano passado, missões internacionais do governo estadual na Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Colômbia.
Informação: Inspirar Inovação e Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário