Com objetivo de promover e fortalecer o turismo na região dos Lençóis Maranhenses, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) realizou o credenciamento de empreendimentos e operadores turísticos da cidade de Barreirinhas no Cadastur, sistema de Cadastros de Prestadores de Serviços Turísticos, vinculado ao Ministério do Turismo (MTur).
Foram realizados 26 cadastros de empreendimentos dos segmentos de hotelaria, restaurantes, agências de turismo e guias. A iniciativa visa garantir credibilidade para as empresas durante o aumento do fluxo de turistas. A coordenação do programa do Cadastur, em parceria com a Superintendência Turismo do Polo Lençóis e Delta, da Setur-MA, iniciou os trabalhos de sensibilização junto aos prestadores turísticos da região.
A ação intensificou a regulamentação dos empreendimentos turísticos junto à plataforma do MTur, assim como efetuou o cadastro de novos equipamentos locais. O foco é proporcionar maior legalidade e visibilidade aos prestadores, além de difundir a boa prática do turismo responsável. Os prestadores de serviços turísticos foram sensibilizados quanto à importância de retorno dos dados solicitados pelo Observatório do Turismo do Maranhão, visando melhorar as políticas de Estado para o setor.
“Fizemos uma sensibilização dos prestadores de serviços sobre a importância de participar do Cadastur para ter acesso a benefícios e créditos. É fundamental que os prestadores estejam cadastrados para usufruir de oportunidades e contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, comentou o coordenador estadual do Cadastur da Setur-MA, Werllen Frazão.
Maior credibilidade e segurança ao turista
O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportes turísticos, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo. O empresário Anderson Oliveira aproveitou para reativar o Cadastur realizando o cadastro de um restaurante. Ele comentou que ao estar legalizado e cadastrado, seu hotel se tornará mais acessível para pessoas que buscam hospedagem no Brasil e no mundo.
“O cadastro é fundamental para o nosso empreendimento hoteleiro, para as pessoas que queiram buscar mais hospedagens no Brasil e no mundo. Além disso, garantimos que os clientes sintam confiança e segurança ao escolherem nossa hospedagem, que está registrada no site do MTur”, afirmou.
O superintendente do Polo Lençóis e Delta da Setur-MA, Junior Mota, destaca a importância do cadastro para o desenvolvimento e credibilidade do setor turístico. “O Cadastur é essencial para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, por meio da legalização e do ordenamento dos prestadores de serviços turísticos, o cadastro proporciona oportunidades de qualificação, acesso a linhas de crédito do Ministério do Turismo, abertura para participação em licitações públicas e parcerias com empresas privadas”, aponta.
Judson Soares atua há 15 anos no setor de turismo em Barreirinhas e aproveitou para realizar seu recadastramento no Cadastur. “Estar legalizado é fundamental. Caso haja algum problema, você pode recorrer ao Estado. Até o cliente se sente mais satisfeito ao chegar na minha agência e encontrar o meu cadastro no MTur, podendo, assim, verificar se a agência é legalizada e segura para realizar o passeio”, sublinhou.
Para o coordenador estadual do Cadastur, Werllen Frazão, a adesão garante inúmeros benefícios ao empreendimento ou profissional. Além de comprovar a capacidade técnica para prestar o serviço, há oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur. “Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pelas Secretarias de Turismo e pelo Ministérios do Turismo (MTur)”, detalha Frazão.
O cadastro permite, ainda, a classificação dos meios de hospedagem, informações e apoio por meio de um ambiente de negócios on-line restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular. “Também é possível ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamentos específicos para o turismo, por meio de bancos oficiais”, explica.
Visando promover o desenvolvimento sustentável do turismo em todos os polos Maranhenses, o Cadastur estará desenvolvendo suas próximas ações nos seguintes municípios do Polo Cocais: Viana (02 e 03 de julho), Bacabal (04 e 05 de julho), Cândido Mendes (11 e 12 de julho) e Mirinzal (18 e 19 de julho).
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário