segunda-feira, 15 de julho de 2024

Após 30 dias de muita festa, chegou ao fim nesse domingo, 14, a programação junina do Arraial do Ipem, em São Luís. Um dos espaços mais tradicionais do São João do Maranhão encerrou a temporada 2024 como referência em cultura, alegria e diversão. O local também conquistou a confiança de maranhenses e turistas pelo robusto esquema de segurança. 

Com média diária de 100 agentes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) atuando na segurança ostensiva, o Arraial do Ipem encerrou a programação junina sem nenhuma grave ocorrência policial registrada. 

“Chegamos ao fim do Arraial do Ipem sem o registro de graves ocorrências policiais no local. Mobilizamos um grande aparato policial para garantir a tranquilidade e a paz em todos os 30 dias de festa. Com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Centro Tático Aéreo, garantimos a segurança, contribuindo para o pleno sucesso da festa”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins.

Cerca de 600 mil pessoas passaram pelo Arraial do Ipem nos 30 dias de festa no local. Para garantir a paz e a tranquilidade no espaço, a SSP estruturou um forte esquema de segurança. 

O efetivo policial foi distribuído em torres de observação instaladas no local, além de equipes fazendo rondas a pé (no espaço interno) e com equipe motorizada no entorno. 

Além de motocicletas e carros, 12 viaturas da PM deram suporte às ações de segurança no arraial, que contou, ainda, com equipe do Centro Tático Aéreo (CTA), realizando patrulhamento aéreo nos dias de maior concentração de público. 

São João da Segurança

Realizado pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o São João do Maranhão 2024 contou com trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Centro Tático Aéreo. Aparato completo para garantir a segurança em todos os locais de festa. 

Somente com o policiamento ostensivo, foram mais de 5.500 policiais militares para o patrulhamento, rondas e barreiras. Desse quantitativo, aproximadamente 3.500 policiais atuaram somente na Grande Ilha.

Na Grande Ilha, por exemplo, aos finais de semana, quando os eventos reuniram o maior quantitativo de público, foram utilizados 2.100 policiais fazendo ronda a pé, além do patrulhamento motorizado (carros e motos), cavalaria e patrulhamento aéreo.

Para o patrulhamento motorizado, foram mobilizadas cerca de 600 viaturas, sendo 300 foram destinadas para atuar na Grande Ilha. 

A Secretaria da Segurança Pública garantiu, ainda, o reforço nos plantões das delegacias, capital e interior, bem como no atendimento dos canais de denúncias, como Ciops (190), o Disque-Denúncia Maranhão (181) e Delegacia Online. 

O técnico em segurança Clésio Silva é de Fortaleza (CE) e aproveitou as férias para conhecer o São João do Maranhão. Para ele, o forte aparato instrumental e humano de segurança que viu nos arraiais gera sensação de tranquilidade entre os brincantes.

“Estou com a minha família, minha esposa, filha e meus pais, e estamos adorando. A festa tem muita presença policial, passando muita de segurança. Poder brincar sem medo, é maravilhoso“, destacou.

Violência contra as mulheres

Neste São João, a SSP também intensificou as ações de prevenção à violência contra as mulheres, por meio da Polícia Civil e da polícia Militar, com atividades da rede de combate à violência doméstica e familiar e da Patrulha Maria da Penha.

Informação: Secom

0 comentários:

Postar um comentário