O encontro aconteceu em Urbano Santos e foi promovido pela FIEMA e parceiros como o MPT
SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), reuniu empresários do setor de carvoaria do estado em um encontro focado em boas práticas trabalhistas e saúde e segurança do trabalho. O evento, intitulado "Café com Empresários do Setor de Carvoaria do Estado do Maranhão – 2º Encontro de Boas Práticas Trabalhistas e Saúde e Segurança do Trabalho", aconteceu nesta semana e contou com a participação de especialistas que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do setor.
"O objetivo da FIEMA é promover a competitividade das indústrias do setor de carvoaria vegetal do Maranhão, desenvolvendo competências e proporcionando um ambiente de troca de experiências entre os empresários", explicou o superintendente da FIEMA, César Miranda, sobre o propósito da iniciativa. A programação do encontro incluiu palestras sobre a política de erradicação do trabalho escravo, saúde e segurança do trabalho e a apresentação institucional do Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão, Piauí e Tocantins (SICAM).
SUSTENTABILIDADE - "Realizamos o nosso segundo ‘Café com Empresários’ do setor da indústria do carvão vegetal. Eu estou muito feliz com a participação de todos por abordarmos um tema tão importante que é a saúde e segurança do trabalhador e o meio ambiente, que é a parte mais importante da nossa cadeia produtiva. Nós do SICAM, com a ajuda de parceiros e apoiadores, estamos fortemente empenhados em conscientizar o setor para a erradicação do trabalho escravo. E isso fará com que a gente desempenhe um trabalho de excelência", afirmou Bruna de Souza Fernandes, presidente do SICAM.
Durante o encontro, o procurador do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão Santos, enfatizou a importância da implementação de boas práticas trabalhistas no setor. "O diálogo com o setor produtivo, com os empresários, sobre direitos humanos, direitos dos trabalhadores e condições adequadas de trabalho é muito pertinente para o setor, para promover principalmente o diálogo social e a adequação da legislação independente da fiscalização. Eu entendo que o papel da FIEMA é esse, de incentivar, de buscar a regularização, a adequação, o compliance, independente da fiscalização às empresas do setor", explicou o procurador.
Com essa temática, a consultora Rainara Fernanda Rodrigues do Nascimento complementou a discussão com sua palestra sobre saúde e segurança do trabalho, ressaltando a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O evento também contou com a participação de Paola Coelho Gersztein, coordenadora de projetos do Instituto Inpacto, cujo objetivo é erradicar o trabalho escravo e infantil e promover o trabalho digno nas cadeias produtivas que atuam no Brasil.
O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, também participou do 'Café com Empresários. "Ficamos felizes ao ver o esforço para garantir e promover o bem-estar dos trabalhadores em parceria com empresas como a AÇO Verde do Brasil (AVB). Quero parabenizar a FIEMA e a todos os parceiros que estão envolvidos nessa iniciativa", falou o prefeito de Urbano Santos.
O representante da empesa J E Empreendimentos, Nildo Sousa, disse que o encontro levou conhecimento e esclarecimentos de toda a situação que envolve o processo de produção e a parte jurídica. "Isso fortalece o setor produtivo da região. Agradeço à FIEMA e a todos que se uniram para esse momento", acrescentou Nildo Sousa. Com essa união de esforços, a FIEMA reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor de carvoaria no Maranhão, promovendo o diálogo e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário