O Maranhão é um dos estados mais ricos em natureza do Brasil, além de paisagens únicas, agora possui dois sítios Patrimônios da Humanidade.
O primeiro sítio tombado foi o Centro Histórico de São Luís, capital maranhense, que desde 1997 detém o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e agora o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses conquistou também o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
A informação foi passada pelo Governador Carlos Brandão em seu discurso na festa de inauguração da Escola SESI Araçagi na noite de hoje, 18/07.
O governador falou que foi comunicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO da escolha. Ele falou que viajará na próxima terça-feira (23/07), para Nova Delhi, capital da Índia, para receber o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido aos dos Lençóis Maranhenses, que para ele e todo o Maranhão é uma honra.
A chancela da UNESCO ao PARNA Lençóis, mostra a importância do ecossistema e beleza natural do único deserto de areias, entrecortado por lagoas de águas cristalinas das Américas para toda a humanidade.
O selo de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela UNESCO aos Lençóis Maranhenses têm como objetivo valorizar a importância ambiental mais especificamente de toda a região do PARNA Lençóis que possui 155 mil hectares dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interlunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O PARNA Lençóis, é o único deserto de Areias, entrecortado por milhares de lagoas de água doce e cristalina das Américas, um dos biomas de maior biodiversidade que o Maranhão e o Brasil precisa se conscientizar e promover a sua preservação para usufruto para a ciência e preservação mundial.
A premiação ou chancela dos PARNA LENÇÓIS, como Patrimônio Natural da Humanidade amplamente reconhecida no setor ambiental e turístico, considera as avaliações e experiências dos viajantes e turistas que sempre manteve o destino no ranking dos lugares mais desejados a se conhecer.
Portanto, mesmo o Maranhão estando em clima de euforia com a conquista da chancela da UNESCO a um dos seus mais belos destinos, é importante ressaltar que a reunião do grupo para leitura dos votos será realizada somente no dia 29 de julho, às 15h, em Nova Delhi, na Índia. A partir dessa leitura e declaração oficial, se confirmará o título tão desejado pelos Maranhenses e que foi adiantado ontem em evento público.
Uma comitiva oficial do Maranhão, liderada pelo governador Carlos Brandão e a Secretária de Turismo Socorro Araújo e demais representantes do governo do estado e governo federal vai à solenidade acompanhar a leitura e contagem dos votos e ouvir o anúncio oficial feito pela UNESCO, que sem sombra de dúvidas, vai destacar as belezas naturais inigualáveis dos Lençóis Maranhenses.
Post foi atualizado às: 09h30m do dia 19/07, para acréscimo de novas informações
Imagens: Internet/Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário