As atividades desenvolvidas reforçaram o papel do turismo como alternativa de renda e de desenvolvimento na região.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou mais uma semana de ações do programa Expedições de Turismo, desta vez nos Polos Lagos e Campos e Floridos e Cocais. No período de 2 a 5 de julho, a Setur-MA esteve nos municípios de Viana e Bacabal realizando debates sobre as perspectivas e oportunidades do turismo para a região.
Na terça-feira (2), Viana sediou o Fórum Regional de Turismo de Experiências no Polo Lagos e Campos Floridos, onde foi debatido a prática náutica, além da preservação do patrimônio histórico e cultural como impulsionadores do turismo na região.
Também foram pautas de discussão no encontro o cenário econômico e as experiências da atividade turística na região, bem como as oportunidades e profissionalização do segmento das atividades náuticas.
Paralelamente às atividades do Fórum, foi disponibilizado balcão de atendimento para inserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, além da oferta do curso de Qualidade no Atendimento e visitação a empreendimentos turísticos de Viana, por meio do Cadastur.
As atividades das Expedições de Turismo em Viana foram finalizadas na quarta-feira (3), com passeio de barco no Lago Viana, um dos principais atrativos turísticos da região.
O passeio de contemplação partiu do cais no Parque Dilú Mello, seguindo para o Igarapé do Engenho, Ilha do Sacoã, Fazenda São Francisco, finalizando no Oiteiro do Mocoroca.
A visitação, in loco, tem o intuito de fortalecer e desenvolver o turismo e a atividade náutica na região.
“Estamos desenvolvendo, realizando ações e dando total atenção aos polos turísticos maranhenses com o objetivo de capacitar a mão de obra e melhorar a oferta de serviços turísticos na localidade. Nosso potencial turístico é incrível e estamos realizando esse debates, por meio dos Fóruns Regionais, para trabalharmos em conjunto com os munícipios e podermos desenvolver o turismo nessas localidades. Essas ações tem o objetivo de potencializar essa cadeia”, destacou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Expedições de Turismo em Bacabal
O Fórum Regional de Turismo Rural no Polo Cocais, realizado no dia 4 de julho, debateu a prática desse segmento como alternativa de renda e de sustentabilidade local. O encontro também pautou os mecanismos para fomento e oportunidade para as atividades turísticas no Polo.
Capacitação sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e reunião do Conselho Municipal também fizeram parte da pauta no Fórum, além de visita a empreendimentos turísticos de Bacabal, por meio do Cadastur.
Jovane Melo, presidente da Instância de Governança do Polo Lagos e Campos Floridos, destacou a atuação da Setur-MA e as ações integradas com os agentes turísticos dos municípios que compõem o Polo.
“As ações chegaram em boa hora e são de extrema importância para o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios. Lagos e Campos é um Polo estratégico e, por conta disso, o foco dessas ações é exatamente trabalharmos de forma integrada com a Setur-MA para que possamos trabalhar as potencialidades, com o intuito de melhorar os serviços turísticos”, explicou o presidente.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário