Os desafios enfrentados pelos policiais no combate à criminalidade transnacional em um contexto marcado pela globalização e avanços tecnológicos. Como esses profissionais podem se qualificar e quais as oportunidades? As respostas para tais questionamentos serão abordadas na palestra “A cooperação policial internacional e o intercâmbio profissional como experiências culturais imersivas”. A atividade integra o Programa Intercâmbio de Experiências da Via Mundo e será ministrada por Luís André Almeida, graduado pela Academia Nacional do FBI, pós-graduado em Justiça Criminal pela Universidade de Virgínia e membro da Associação Internacional dos Chefes e Polícia.
A palestra acontece na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 19h na sede da Via Mundo Intercâmbio, Renascença. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://zfrmz.eu/70HGDTpkQydMtEUPHt8H. “A Via Mundo está atenta as necessidades do mercado de trabalho e apresentar as oportunidades de como os profissionais dessa área podem se qualificar ainda mais no assunto é uma de nossas diretrizes”, afirmou Antonio Bacelar, Diretor da Via Mundo.
A cooperação internacional entre as polícias traz uma série de benefícios, incluindo o intercâmbio de informações, boas práticas e tecnologias. A troca de inteligência é fundamental para identificar e deter organizações criminosas que atuam em âmbito global. Além disso, a realização de investigações conjuntas permite rastrear e prender criminosos que se movem livremente através das fronteiras.
Apesar dos benefícios evidentes, a cooperação internacional entre as polícias enfrenta diversos desafios, como diferenças culturais, barreiras linguísticas, diferenças nos sistemas judiciais e questões de soberania. A necessidade de respeitar os direitos humanos e as leis de cada país também pode complicar a colaboração em determinados casos. No entanto, superar tais obstáculos é fundamental para fortalecer a cooperação e garantir a eficácia no combate à criminalidade transnacional.
Hoje, o Brasil é representado na INTERPOL e na AMERIPOL exclusivamente por meio da Polícia Federal, instituição com abrangência e competência em todo território brasileiro. Além disso, a Polícia Federal brasileira funciona como Autoridade Central para a cooperação policial internacional, atendendo a mais de cinquenta outras instituições policiais brasileiras federais e estaduais.
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário