A expectativa é de que o evento receba mais de 2 mil visitantes
Promovido pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e pela Associação de Polícia Científica do Maranhão (APOTEC) o CNC será realizado pela primeira vez no Maranhão, no Multicenter Sebrae em São Luís. Este evento teve sua primeira edição em 1947, consolidando-se como o mais tradicional evento de Criminalística do Brasil e da América Latina.
Na edição de 2024 o tema é “Inovação e Integração das Ciências Forenses’, o público-alvo abrange diversos profissionais atuantes na área de criminalística e medicina legal, como peritos oficiais de natureza criminal, policiais, demais profissionais da segurança pública, advogados, integrantes do Ministério Público, Judiciário, Defensoria pública, profissionais das mais diversas áreas acadêmicas, além de pesquisadores, professores e estudantes. O Congresso tem o objetivo de promover a integração da Polícia Científica com o meio acadêmico, judiciário, Ministério Público e demais integrantes da Criminalística, fomentando a inovação e divulgação de conhecimento científico.
Os congressistas terão a oportunidade de obter conhecimento nas mais diversas áreas da Criminalística, realizar atualização profissional e capacitações, com acesso às últimas tendências, tecnologias, metodologias e avanços das Ciências Forenses. Trata-se do ambiente propício para formar networking estratégico, com renomados especialistas de todas as regiões do Brasil e de diversos países.
De acordo com a presidente do 27º Congresso Nacional de Criminalística (CNC), a perita criminal, Carol Noleto, a organização de um evento deste porte, que oferece ao congressista quatorze áreas temáticas, requer a atuação comprometida e profissional de uma equipe muito experiente.
“É uma grande honra para o Estado do Maranhão sediar este evento tão importante, a Perícia Criminal de Natureza Oficial possui um corpo técnico extremamente qualificado, com elevada formação acadêmica e profissionais muito competentes. A equipe de organização está se dedicando intensamente, para possibilitar que o evento seja inovador e mantenha o reconhecido padrão de excelência. A integração dos profissionais em nível nacional e internacional será muito proveitosa, esperamos que possa fomentar mais avanços e modernização na Segurança Pública do Maranhão”, destaca.
Noleto acrescenta ainda que o participante da edição do CNC, em São Luís, também poderá incluir à programação roteiros turísticos. “O congressista pode se organizar para aproveitar os finais de semana, o evento começa numa terça-feira, 10 de setembro, e se encerra na sexta-feira, 13 de setembro, dando a possibilidade de explorar também o potencial turístico do estado, com gastronomia única e grande riqueza histórica e cultural. A melhor opção é ir até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Está localizado a cerca de 250 km de São Luís, vale a pena conhecer”, recomenda Carol Noleto.
Uma das principais atratividades do congresso é a oportunidade de manter-se à frente das últimas tendências e avanços das Ciências Forenses. Profissionais terão acesso a palestras e trilhas temáticas ministradas por renomados especialistas, proporcionando conhecimento avançado e insights valiosos.
Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marcos A. C. Secco, o Congresso Nacional de Criminalística reúne todos atores envolvidos na Criminalística e da elaboração das Políticas Públicas do Brasil. “Além de fomentar a integração, serve para discutir os passos da Polícia Científica para que possa avançar cada vez mais, aspectos tais como constitucionalização, autonomia dos órgãos de perícia, suas necessidades e atos legislativos necessários de alterações para a melhoria do arcabouço legislativo, por exemplo, a PEC 76/2019 que insere a Polícia Científica na Constituição Federal. Para os Peritos oficiais de natureza criminal é um momento importante, onde poderemos nos atualizar sobre tais necessidades e demandas da categoria, podendo estabelecer objetivos e eleger a nova diretoria da ABC”, afirma Secco.
Para o vice-presidente do evento, o Perito Criminal do Amazonas, Ladislau Brito, participar do Congresso Nacional de Criminalística é uma oportunidade única. “Será possível conhecer peritos, especialistas, pesquisadores e operadores do direito de todos estados do Brasil e de diversos países. Teremos mais de 200 palestras e 20 cursos, oportunidade de aprender mais sobre criminalística, ter conhecimento do que existe de mais moderno, fazer importantes conexões profissionais e amizades. Além da excelente programação científica, temos uma agenda social muito interessante, ocorre muita integração durante momentos informais, como coffee break, festas e demais eventos”, constata Ladislau Brito.
Profissionais graduados em Direito, Medicina, Odontologia, Biologia, Farmácia, Engenharia, Física, Química, Medicina Veterinária Biomedicina, Contabilidade, Tecnologia da Informação, dentre outros, somam-se para expansão de conhecimento do setor. Além destes, o evento também deve atrair estudantes, pesquisadores e representantes de instituições de ensino superior e conselhos profissionais das diversas áreas envolvidas.
Todos congressistas terão direito a certificado de participação, os estudantes universitários poderão utilizar para comprovação de atividades acadêmicas complementares.
Durante o Congresso teremos participação de gestores públicos, reuniões do Conselho dos Dirigentes de Polícia Científica - CONDPC e presença de Secretários de Segurança Pública, parlamentares, diretores e demais autoridades. Contaremos também com a ampla participação de gestores, comitês e equipes técnicas da Secretaria Nacional de Segurança Pública -SENASP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Durante a exposição de tecnologias os participantes terão acesso aos mais modernos equipamentos e soluções tecnológicas disponíveis no mundo, nas mais diversas áreas da criminalística. Os gestores e especialistas poderão realizar ampla prospecção de mercado e subsidiar contratações públicas.
Além das palestras, serão oferecidos mais de 20 cursos extras, para quem busca maior conhecimento em áreas específicas, em alguns casos com atividades práticas, envolvendo identificação veicular, informática, feminicídio, acidentes de trânsito, medicina veterinária, análise de documentos, balística, incêndios, explosões, local de crimes, desastres em massa, psicologia, química, adulterações de bebidas, engenharia, odontologia, medicina, dentre outras áreas. As informações mais detalhadas estão no site oficial: https://congressocriminalistica.com.br/index.php/minicursos/
Serviço
Atendimento à IMPRENSA
Fontes: presidente do CNC, Carol Noleto; vice-presidente do CNC, Ladislau Brito.
Data: 10,11,12 e 13 de setembro de 2024
Local: Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Av. Jerônimo de Albuquerque, 2876).
Horário: 8h às 20h
Programação/Inscrição: https://congressocriminalistica.com.br/
@criminalistica2024
📰Assessoria de Imprensa: Aline Campelo Comunicação 61 9 81657922
0 comentários:
Postar um comentário