Ferramenta tem abrangência nacional e é voltada para estudantes, instituições de ensino e empresas
SÃO LUÍS – Para comemorar o Dia do Estagiário, celebrado no último domingo (18), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançou uma plataforma para conectar estudantes, instituições de ensino e empresas: o IEL Carreiras. A ferramenta concentra, em um só ambiente, as vagas de estágio de todo o Brasil. Há filtros – por estado, curso, modalidade e tipos de vaga – que facilitam a busca pela melhor oportunidade. As empresas terão acesso a um banco nacional de candidatos, também com função de filtros. É possível realizar testes de perfil, para unir o estudante à empresa ideal. Tanto estudantes quanto empresas poderão fazer login para se manter conectados com todas as novidades.
De acordo com a gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, Sarah Saldanha, o principal intuito da nova ferramenta é auxiliar na formação da liderança do futuro. “O IEL está conectado com a indústria e tem como missão formar os líderes do futuro. Por estarmos próximos da realidade do mercado, conhecemos as necessidades e podemos apoiar a conexão de estudantes, instituições de ensino e empresas”, declara.
“Aqui no Maranhão, a plataforma, além do programa de estágio possibilita o cadastro nos programas de aprendizagem”, explicou a coordenadora do IEL Maranhão, Michele Frota. Ela acrescentou que a ferramenta vai tornar o acesso mais didático e contribuir para que mais jovens tenham oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Até julho deste ano, 1.554 estagiários entraram em uma das 132 empresas atendidas em 2024.
O IEL Maranhão realiza o Prêmio IEL de Talentos, que contempla as iniciativas de Estágio, Aprendizagem e o Programa Inova Talentos e reconhece talentos desde a graduação e seus egressos e aqueles envolvidos em programas executados pelo IEL. O Dia do Estagiário é celebrado no 18 de agosto.
No Brasil, o Programa IEL de Estágios já fez a ponte para mais de 1,5 milhão de estudantes encontrarem o estágio ideal. Só no primeiro semestre deste ano, a rede inseriu mais 50 mil estagiários no mercado de trabalho. “O estágio é um ato educacional, mas também proporciona a primeira percepção de como funciona o mundo do trabalho. Nesse período, além de aprofundar conteúdos técnicos, o estudante começa a aperfeiçoar soft skills altamente relevantes. E para o número de estagiários no mercado ser crescente, é importante que as empresas mantenham os métodos de inserção atualizados, considerando os comportamentos, as atitudes e os aspectos socioemocionais dos estudantes de hoje em dia”, afirma o superintendente do IEL, Paulo Mól.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário