quinta-feira, 8 de agosto de 2024

O evento conta com palestras, mostra tecnológica, minicursos, orientação profissional, visitas a laboratórios e workshops gratuitos

SÃO LUÍS- “Não imaginava a grande estrutura que o SENAI possui e nem o tanto de cursos disponíveis. Sempre quis conhecer e hoje tive a oportunidade junto com os meus amigos da minha escola”. Esse é o depoimento da Maria Barbara Marques de 17 anos, do Centro de Ensino Estado Rio Grande do Norte, localizado em São Luís, que participou nesta quarta-feira (07), do Mundo SENAI. Assim como a aluna outros 42% dos brasileiros de 14 a 24 anos conhecem pouco ou nada sobre educação profissional, de acordo com Pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

O desconhecimento é maior entre os mais novos (índice sobe para 52% entre quem tem 14 a 17 anos), com menor escolaridade (62% quem tem até ensino fundamental), quem estuda em escola pública (46% versus 27% quem tem vínculo com escola privada) e tem menor renda (52% quem tem renda familiar até 1 salário-mínimo versus 34% para mais de 5 salário-mínimo). 

Ainda que não tenham conhecimento sobre os cursos, os jovens demonstram curiosidade e vontade de cursar: 56% se interessam pela formação técnica. O interesse é maior entre os mais novos (62% entre quem tem 14 a 17 anos) e quem estuda em escola pública (57% versus 48% da privada). 

MUNDO SENAI - Com o intuito de apresentar a população sua estrutura moderna e inovadora, assim como os cursos oferecidos o SENAI abre as portas de 07 a 09 de agosto em suas unidades espalhadas pelo Brasil. Aqui no Maranhão os seis Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) localizados nas cidades de São Luís, Bacabal, Açailândia, Caxias, Imperatriz e Rosário estão com programação muito especial com oficinas, cursos, palestras, workshop.

De acordo com o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, o Mundo SENAI 2024, traz uma inovação não só de laboratórios, como metodologia e visão. Esse é o contexto do SENAI a nível nacional, abrindo suas portas, e o Maranhão não podia ficar fora desse contexto. “Abrir as suas portas para que a sociedade conheça, interaja com nossos professores, com nossos alunos, com nossos laboratórios, verifique a nossa base tecnológica, o que nós temos de modernidade para poder formar esse profissional para a indústria, é o principal objetivo desse evento. O SENAI se antecipa buscando tecnologia, modernidade, novos equipamentos, trabalhando a sua base tecnológica, capacitando nossos professores para que se possa profissionalizar com qualidade”, afirmou.

Na pesquisa do SENAI que ouviu os jovens, o reconhecimento da relevância da formação técnica para a carreira é praticamente unânime: 95% acham curso profissionalizante importante para alcançar seus objetivos de vida. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), com 2.007 jovens de 14 a 24 anos das 27 Unidades da Federação entre 3 e 9 de maio. A amostra é representativa da população e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Na abertura do evento na quarta-feira (07), no CEPT Raimundo Franco Teixeira, em São Luís, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e presidente do Conselho Regional do SENAI-MA, Edilson Baldez, destacou a importância da entidade. “O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais em diversas áreas da indústria contribuindo para o crescimento da economia do nosso estado. É um prazer receber a sociedade em nossas unidades para mostrar o que há de mais moderno na tecnologia e qualificação de mão-de-obra. O SENAI forma profissionais preparados para o mercado de trabalho e isso começa desde a educação de base em nossas escolas do SESI”, afirmou.”

Inclusive os alunos de Robótica do SESI estão participando do Mundo SENAI apresentando para o público as modalidades F1 in Schools; First Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC).

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também participa com um estande realizando o cadastramento de alunos e apresentando seu portifólio.

Outro diferencial do SENAI é a utilização de ferramentas para a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas ofertadas. Durante a visita ao CEPT Raimundo Franco Teixeira o público pode fazer um tour pelas instalações e laboratórios, além de conhece o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). A Juliana Oliveira aluna do 9º ano da Unidade Integrada Estado de São Paulo. “Já participei de outras visitas em instituições de ensino, mas nunca tinha visto esse cuidado e inclusão com pessoas com deficiência. Isso mostra que realmente o SENAI prepara os jovens de forma eficaz para o mercado de trabalho sem exclusão”, declarou.

A Maria Aparecida Silva participou do curso de doces e salgados e comentou sobre a oportunidade. “Sempre fico atenta nos cursos e oficinas que o SENAI oferece. É uma oportunidade de aprender algo mais e quem sabe até empreender”, destacou.

INTERIOR- A programação nos municípios de Caxias, Rosário, Bacabal, Açailândia e Imperatriz também continuam com palestras, cursos e oficinas como Processos de soldagem; Linguagem de Programação: O que é, tipos e exemplos; Instalações Elétricas; Vestuário e Automação, além de Workshop e Tour pelos laboratórios.

O gerente do SENAI de Imperatriz, Juarez Sanches, falou sobre o evento na região Tocantina. “Aqui na cidade, além da apresentação do que é o SENAI, das ocupações e das áreas de conhecimento que nós atuamos, também estamos promovendo uma interação, uma imersão com os alunos em oficinas em diversas áreas, como automação predial, indústria 4.0, moda, área de alimentos, mobiliário e até oficina de confecção de currículos, de como entrar, como se apresentar para o mundo do trabalho”, ressaltou.

Em Caxias, a presidente da Associação dos Produtores do Leste Maranhense (APROLESTE), Bethânia Santos, parabenizou o SENAI-MA pelos serviços prestados. “Quero agradecer a equipe pela receptividade.  Parabéns pelo trabalho belíssimo do SENAI na região. Mais de 50 municípios são atendidos por essa unidade que qualifica mão de obra profissional para o nosso mercado”, falou.

A programação acontece durante todo dia, é gratuita e destinada a todos que tenham curiosidade ou queiram se inteirar das oportunidades, capacitações e conhecer as práticas de algumas profissões na companhia de especialistas do SENAI Maranhão. O Mundo SENAI segue até sexta-feira (09), os interessados em participar da programação podem se inscrever aqui.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário