Com diversos formatos e tamanhos, o macarrão é um queridinho no prato dos brasileiros e pode realçar diversas receitas acompanhado dos molhos. Mas, nem sempre é harmonizado da forma correta, já que existem tipos de massa que combinam especificamente com alguns molhos e ocasiões. Então, que tal conhecer as características desse produto que é versátil, para dar aquele match perfeito na hora de servir?
Antes de apresentar alguns tipos de massas, o chef do Spazio Mateus, Luciano Rosa, explica que a atenção ao cozimento é essencial. “Você deve colocar a massa na boca e o objetivo é conseguir mastigar sem que esteja dura ou cozida demais, mas sempre al dente”, afirma.
O tradicional spaghetti, com formato fino e cilíndrico, combina com receitas de macarronada e molhos mais líquidos. Assim como o linguine, que é mais achatado e harmoniza, ainda, com frutos do mar. “Quando pensamos em cozinhar com fettuccine ou talharim, o ideal é completar o prato com molhos leves, que possam aderir à massa. Outro macarrão bastante preparado é o penne, com o formato mais curto e oco com ranhuras que facilitam a adesão ao molho. Por isso, molhos espessos com pedaços são uma boa harmonização, e ficam ótimos quando são gratinados no forno, por exemplo”, ressalta Luciano.
Molhos mais básicos como pomodoro, com queijos e pesto, podem acompanhar massas recheadas como o canelone, capeletti e agnolotti. E também tem dica do chef para praticidade sem perder o requinte em dias de preguiça. “Existem molhos que são ótimas opções quando o desejo é impressionar na cozinha, mas não demorar tanto com preparos, a exemplo do molho branco com cogumelos. Para isso, escolha massas que se caracterizam pelo equilíbrio, sem que se sobressaiam ao molho ou vice-versa, como o ravioli”, finaliza o especialista.
Informação: Cores Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário