terça-feira, 24 de setembro de 2024

Alunos do SENAI do Distrito Industrial, em São Luís competem em sete escuderias e têm até esta sexta-feira para desenvolver uma solução para empresas reais

SÃO LUÍS – Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) participam, até esta sexta-feira (27), do Grand Prix SENAI de Inovação, uma competição que desafia os jovens a resolver problemas reais enfrentados por empresas do setor industrial. Divididos em sete escuderias, 156 alunos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do Distrito Industrial, em São Luís, têm até sexta-feira para propor soluções inovadoras e criativas, aplicando os conhecimentos adquiridos em seus cursos.

Este ano, o desafio será proposto pela empresa AMBEV, que apresentará uma série de problemáticas para serem resolvidas pelos estudantes. Participam da competição alunos dos cursos de Eletromecânica, Soldagem, Edificações, Segurança do Trabalho e Aprendizagem em Gestão. Cada grupo terá que usar suas habilidades para desenvolver soluções em áreas diversas da produção industrial.

A gerente do CEPT, Scheherazade Bastos, destacou a importância da competição para o desenvolvimento dos alunos. "Competições como essa ajudam a aprimorar competências como trabalho em equipe, resolução de problemas complexos, e melhoram o relacionamento interpessoal. Além disso, incentivam o uso de ferramentas de elaboração de projetos e de tecnologias modernas, inserindo os estudantes diretamente no mundo do trabalho", explicou.

De acordo com a consultora tecnológica do SENAI-MA, Kellen Luz, o evento, que faz parte da Saga SENAI de Inovação, teve início com um workshop, onde os alunos aprenderam a usar ferramentas como o Business Canvas e o "Elevator Pitch" – um vídeo de até três minutos para apresentar as suas soluções de forma clara e objetiva. As equipes terão oito horas para desenvolver suas ideias e apresentá-las a uma banca avaliadora, que selecionará as melhores propostas.

Para Melry Vaz, aluna do curso Técnico de Edificações, a expectativa é alta. "Estou ansiosa para resolver o desafio que será exposto. Quero aplicar as minhas experiências de campo na construção civil e mostrar que estamos prontos para vencer", disse.

O Grand Prix SENAI de Inovação é apenas a primeira etapa da competição, que terá uma fase regional e culminará na disputa nacional, onde as melhores equipes serão premiadas pelas soluções apresentadas.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário