quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Na noite desta terça-feira (03/09/24) o município de Colinas presenciou um magnífico e inédito movimento cultural, a I Feira do Patrimônio Histórico-Cultural de Colinas, evento de culminância do Projeto “Pelas Colinas da Memória: patrimônio, identidade e cidadania”(2ªed.) idealizado e coordenado pelo Historiador e Escritor colinense prof. Paulo Eduardo de Sousa Pereira (Prof. Paulinho Meneses), então Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural de Colinas, através de parcerias firmadas com as Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente, com total apoio da Prefeita Municipal de Colinas srª Valmira Miranda da Silva Barroso.

Segundo o Prof. Paulinho Meneses, o Projeto “Pelas Colinas da Memória: patrimônio, identidade e cidadania”(2ªed.) foi idealizado como forma de incentivar a prática da pesquisa dentro e fora do ambiente escolar, reunimos esforços no sentido de implantar e promover a realização de tão prodigioso projeto nas escolas da rede municipal, como forma de reconhecer e promover a Escola como um ambiente privilegiado para a conexão entre o fazer pedagógico escolar e os saberes e experiências culturais próprias das vivências dos nossos educandos, conduzindo-os à compreensão de que sua história de vida, e de seu meio sociocultural, fazem parte da História e da sociedade universais. Eis um caminho seguro para futuros cidadãos crítico-reflexivos e atuantes!

O projeto “Pelas Colinas da Memória” foi composto de várias etapas de acordo com a metodologia da Educação Patrimonial (IPHAN) levando os estudantes, acompanhados pelos seus professores, e pela coordenação do projeto, a identificar, pesquisar, mapear e registrar os mais diversos Patrimônios Naturais, Históricos e Culturais colinenses, para depois, no momento da I Feira do Patrimônio Histórico Cultural apresentá-los à comunidade sob as mais diversas formas de expressões científicas e artísticas como documentários audiovisuais, painéis com desenhos e pinturas, esculturas e maquetes, resgates de memória oral, apresentação de cordéis sobre a história dos bairros, povoados, e lendas, além de espetáculos de dança, poesia e música, apresentando rico painel da história, do meio ambiente e da cultura colinense que encantou a todos os partícipes que superlotaram a via pública preparada para o evento. Tudo acompanhado por belas execuções musicais da Banda Marcial de Colinas, e pela ampla estrutura de palco, luz, som, e tendas padronizadas que contribuíram para o brilho do evento.


Sem dúvidas, foi um evento que ficou marcado nas páginas douradas da história de Colinas e do sertão maranhense, uma vez que é inédito na metodologia e nas variadas formas de expressões culturais produzidas e apresentadas pelos próprios alunos, a partir do que eles vivenciaram nas etapas de pesquisa, contribuindo assim para o conhecimento e preservação de nosso rico acervo de Patrimônio Cultural.








AUTORIA DO TEXTO: Prof.Paulinho Meneses Pereira (extraído do seu Pronunciamento)

AUTORIA DAS FOTOS: Sandro Milhomem / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SEMED/COLINAS-MA.


0 comentários:

Postar um comentário