quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Exercício reunirá forças de segurança do estado e contará com viaturas e ambulâncias que estarão em ação de treinamento para emergências de grande escala.

Lideranças das principais instituições envolvidas na Simulação de Desastre em Massa discutem estratégias de atuação integradas para emergências de grande escala.

Na próxima sexta-feira, 13 de setembro, a partir das 8h, as instalações do Multicenter Negócios e Eventos sediarão uma Simulação de Desastre em Massa, ação que faz parte do Congresso Internacional de Criminalística. A simulação vai mobilizar várias forças de segurança do estado, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Exército, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Secretaria de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outras instituições de socorro. O objetivo é capacitar os participantes para atuarem em situações de emergência e resgate de grande escala.

Durante a simulação, serão utilizados veículos de emergência, como viaturas e ambulâncias, além de equipamentos especializados de socorro. Um dos pontos altos será o pouso de um helicóptero no estacionamento do Multicenter.

“O objetivo principal é fortalecer a integração entre as forças de segurança, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente em cenários de desastre. A colaboração entre as instituições é essencial para salvar vidas e proteger o patrimônio”, destacou Jeidson Marques, coordenador do projeto CIDEM, do Congresso Internacional de Desastres e Massas.

Representantes das forças de segurança e saúde se reuniram para alinhar os detalhes da Simulação de Desastre em Massa durante o Congresso Internacional de Criminalística.


Para Gilzep Campos, Coordenador do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, “Essa simulação prepara as equipes para atuar de forma coordenada, garantindo que todos estejam preparados para enfrentar situações de emergência de grande escala. Além disso, permite que os profissionais identifiquem possíveis pontos de melhoria nos procedimentos e fortaleçam a capacidade de ocorrência conjunta, assegurando uma resposta mais eficaz e organizada em cenários reais de desastre”, enfatizou. 

O Sebrae Maranhão, parceiro na organização do Congresso, reforça a importância de informar a população sobre a natureza do evento, evitando alarmes desnecessários. A simulação é exclusivamente educativa e visa aprimorar a capacidade de resposta em situações críticas. “Esse tipo de treinamento reforça a multifuncionalidade do nosso espaço, que está sempre à disposição para contribuir com a sociedade”, afirmou Celso Brandão, gerente da Multicenter Negócios e Eventos.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário