Durante o seu primeiro ano mais de 20.000 mil pessoas participaram das ações promovidas e desenvolvidas pela unidade
SÃO LUÍS – O SESI Casarão da Indústria, unidade do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), celebra, no próximo dia 22, um ano de atuação como um importante equipamento cultural e educacional, situado no Centro Histórico de São Luís. Com a missão de promover o desenvolvimento tecnológico nas áreas de educação, cultura e gastronomia, em equilíbrio com a preservação do patrimônio, o Casarão se destaca pelo uso de soluções tecnológicas criativas e inovadoras.
Desde a sua inauguração, mais de 20 mil pessoas participaram das ações realizadas pelo SESI Casarão da Indústria. O Espaço Versátil do SESI Casarão, inaugurado em maio de 2024, recebeu cerca de mil visitantes, que puderam apreciar obras de artistas renomados como Emanoel Araújo, Dudu Santos, Fernando P. e Evandro Norbim, do acervo particular do jornalista Assis Chateaubriand numa parceria com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), do Governo do Maranhão. A unidade oferece um vasto portfólio de oficinas e cursos – mais de 80 opções nas áreas de cultura, alimentação, educação, tecnologia e robótica – além de circuitos educacionais e culturais personalizados.
Um dos destaques é o projeto "Uma Sinfonia Diferente", voltado para crianças com autismo e síndrome de Down, que promove o desenvolvimento por meio da música e da cultura. Na edição de 2023, o projeto foi realizado pela Incluir Arte em parceria com o Instituto Steinkopf, com o apoio do SESI Casarão da Indústria, atendendo 40 crianças, e em 2024, o projeto passa a ser realizado pelo SESI Casarão da Indústria, com o número de atendimento ampliado para 54 crianças. Além, do curso "Autismo na Prática", uma iniciativa de formação prática, para cuidadores, famílias, educadores e interessados no desenvolvimento de pessoas com autismo, ação que já formou cinco turmas, capacitando mais de 60 pessoas para lidar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, ainda, a implementação, na Escola SESI São Luís, do programa piloto de abordagem SCERTS, focada em desenvolver habilidades de comunicação social e questões socioemocionais de crianças autistas, capacitando a comunidade escolar.
Gabriel Maranhão, gestor do Casarão da Indústria, destacou o impacto do espaço na comunidade: “O Casarão proporciona uma imersão num prédio histórico repleto de inovação e cultura. Aqui, capacitamos pessoas para transformar o futuro da nossa comunidade, com foco na gastronomia regional e na disseminação de robótica, por meio do projeto “Prototipando Sonhos”, que possibilita o acesso à robótica de crianças de escolas públicas, numa parceria com a FAPEMA. Já foram mais de 300 alunos em 30 municípios”, afirmou.
O SESI Casarão conta com oito espaços dedicados, incluindo o museu Trilha da Memória, SESI Robótica, SESI Criar, SESI Acolher, SESI Cultura, Espaço Versátil, Tempero SESI e o Café Casarão de Sabores. O diretor regional do SESI-MA, Diogo Lima, celebrou o sucesso do primeiro ano: “É uma honra fazer parte dessa história! O SESI Casarão já se consolidou como uma referência na promoção de educação, arte, gastronomia e tecnologia com excelência. Agradeço ao presidente da FIEMA, Edilson Baldez, pela confiança e a toda a equipe pela dedicação”, declarou.
Entre os principais projetos realizados pelo SESI Casarão da Indústria estão:
- SESI Casarão vai às Escolas: Promove a valorização do patrimônio cultural por meio de oficinas de artes visuais, fotografia, e artes cênicas, levando formação a escolas públicas.
- Cine SESI: Oferece sessões de cinema gratuitas ou a preços acessíveis, com foco na produção audiovisual maranhense.
- Pôr do Som: Apresenta artistas musicais locais em um ambiente acolhedor no Casarão.
- SESI Vem Ver, Mermã!: Espetáculos culturais gratuitos ou acessíveis de circo, dança, teatro e música, voltados para a comunidade.
- Prototipando Sonhos: Incentiva o aprendizado de robótica entre crianças de escolas públicas do Maranhão, usando a metodologia STEAM.
- Jornada de Pais Atípicos: oferece formações em temas atuais de inclusão para o aperfeiçoamento de metodologias às famílias atípicas e demais interessados que atuam nos segmentos de inclusão.
- Master SESI de Gastronomia: projeto de competição gastronômica em que os competidores são desafiados a produzirem pratos a partir de temáticas, com desafios organizados em três rodadas e etapa final com premiação.
Com uma proposta inovadora que alia arte, educação, história e tecnologia, o SESI Casarão da Indústria tem cumprido com êxito seu papel social, capacitando pessoas e encantando o público com experiências inovadoras e transformadoras.
COMEMORAÇÃO - Para celebrar o primeiro ano de inauguração, o SESI Casarão da Indústria, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura de São Luís (SECULT), realizará no domingo (22), uma programação especial na Feirinha São Luís, na Praça João Lisboa, com muito samba e pagode.
Os artistas se apresentarão na Unidade SESI Cultura. Às 10h o Grupo Junto e Misturado abre as comemorações, às 11h30 é a vez do Samba de Terreiro colocar o púbico para dançar e para fechar a festa em grande estilo às 13h o Grupo Argumento toma conta do Palco.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário