segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

O Conselho Estadual de Turismo (CET-MA) realizou na sexta-feira (6), no auditório de Fecomércio, em São Luís, a última reunião ordinária de 2024 para discutir pautas essenciais e apresentar um balanço e avanços de políticas públicas implementadas no segmento durante o ano.

O encontro contou com a participação de várias entidades, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MA), Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPTur-MA), Instância de Governança do Polo Munim, entre outras instituições.

As perspectivas de voos para alta estação, propostas de criação de roteiros para o afroturismo no Maranhão, além da apresentação do balanço das ações e atividades realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em 2024, bem como o planejamento e as metas para 2025, foram os assuntos tratados durante a reunião.

Na ocasião, as Superintendências de Regionalização; Promoção, Marketing e Eventos; Qualificação Profissional; Observatório do Turismo e Cadastur, apresentaram um resumo e o resultado das ações desenvolvidas.

Outro assunto sugerido e posto em pauta durante o encontro foi a proposta de realização de concurso público para cargo de Turismólogo no Maranhão.

“É sempre muito importante reunirmos as entidades ligadas ao trade turístico e termos esses encontros para planejarmos e debatermos as propostas e avanços no turismo do estado. Foi mais um encontro proveitoso para apresentarmos alguns resultados da Setur-MA e estreitar as relações entre o poder público e o trade, além de servir para que, de forma articulada e com união, o Maranhão tenha força extra para se projetar no cenário nacional”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

A empresária e turismóloga Sandra Miranda, que esteve na reunião representando a Abav-MA, destacou a importância do processo da governança e do associativismo dentro do Conselho.

“Estamos sempre juntando forças para exercer as atividades em prol do desenvolvimento do turismo no Maranhão. Esse encontro, nada mais é que, a junção de forças para que possamos otimizar as demandas e necessidades, além de trazer para o debate a elaboração e definição de estratégias”, pontuou.

Para o presidente da Instância de Governança Regional do Polo Munim (IGR), Nonato Torres, o encontro foi bastante proveitoso e serviu para debater pautas e demandas importantes para o turismo.

“A reunião, mais uma vez, foi bastante proveitosa e confirma que o conselho está no rumo certo de suas diretrizes. As pautas e demandas foram bem debatidas e alinhadas. Isso mostra que o trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo no estado está sendo bem tratado e conduzido”, frisou Torres.

Informação: Turismo MA

0 comentários:

Postar um comentário