Representantes das corporações de bombeiros militares estão reunidos em Brasília, para uma série de encontros voltados à reestruturação do Sistema Nacional de Defesa Civil. Nesta quarta-feira (4), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, participou de ampla agenda, dialogando com profissionais da área, autoridades governamentais e municipais, além de representantes do setor privado e da sociedade civil. A agenda incluiu evento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para implementação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, votação do Projeto de Lei que direciona emendas parlamentares aos corpos de bombeiros e debates sobre ações para fortalecer a atuação conjunta.
Durante as discussões do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PN-PDC 2024-2034), foram abordados os desafios e as estratégias para implementar os mecanismos de capacitação e difusão do plano, em diferentes níveis de governo e na sociedade. O coronel Célio Roberto contribuiu com perspectivas sobre o aprimoramento da gestão de riscos e integração de ações para garantir uma resposta mais eficiente nas situações de emergência.
“É um debate necessário para que tenhamos uma abordagem integrada e colaborativa, a fim de aumentar a eficácia das ações de prevenção e resposta a desastres naturais em nosso país. A colaboração entre os diferentes atores sociais e institucionais é o diferencial para o êxito destas discussões e para que se possa melhor estruturar os órgãos de Defesa Civil brasileiros”, observa o coronel Célio Roberto.
Outro ponto importante da agenda em Brasília foi a participação na reunião da Comissão de Finanças e Tributação, onde o coronel Célio Roberto acompanhou votações referentes ao Projeto de Lei 18 (PL 18), que permitirá aos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil receberem emendas parlamentares individuais. A medida, discutida em conjunto com as corporações de diversos estados, garante mais recursos para os serviços prestados pelas corporações, especialmente no campo da saúde. Com a aprovação do PL, os bombeiros poderão ampliar o atendimento à sociedade, proporcionando um suporte mais eficiente e rápido à população.
Debate nacional
A agenda de compromissos seguirá com um importante encontro no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (5), para tratar da atuação em rede e do fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O comandante-geral destacou a importância da parceria entre os estados e o governo federal para melhorar a estrutura e a resposta do sistema de defesa civil do país.
“Essas reuniões e debates reforçam o compromisso do Corpo de Bombeiros do Maranhão com a melhoria contínua do serviço prestado e pela conquista de recursos necessários para salvar vidas e proteger a sociedade. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que nossa corporação continue cumprindo seu papel, de forma eficiente e com excelência, enfrentando os desafios com a preparação e o apoio adequados. Paralelamente, esta política nacional de fortalecimento dos órgãos nos estados e municípios, estruturada pelo presidente Lula, se alinha às diretrizes do governador Carlos Brandão, que prioriza ações com viés municipalista”, afirmou o coronel Célio Roberto.
Texto e Fotos Ascom CBMMA
0 comentários:
Postar um comentário