Blitz e ações em estabelecimentos turísticos também fizeram parte da agenda da equipe.
“Fiz o curso para obter mais conhecimento e atribuir valor às peças de crochê que produzo. É uma forma de mostrar nosso talento ao turista que visita Alcântara”, esse foi o depoimento de Sudilene Ribeiro, participante do curso de Vendas para Artesãos. A artesã foi uma das dezenas de pessoas beneficiadas pelos cursos ofertados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), durante o Projeto Viva Alcântara, que encerrou no sábado passado (30).
Durante o evento, a Setur-MA promoveu capacitações direcionadas aos moradores da cidade histórica que atuam em segmentos turísticos. Além de Precificação e Vendas para Artesãos, foram ofertados cursos de Iniciação em Elaboração de Projetos Culturais, Elaboração de Cardápio e Precificação Gastronômica.
As formações tiveram a proposta de ampliar o conhecimento dos participantes, fomentar a economia criativa e potencializar as atividades turísticas. “Capacitar as pessoas é garantir que elas tenham ferramentas para melhorar sua realidade. Em Alcântara, focamos no fortalecimento da economia criativa, que é essencial para o turismo e para o desenvolvimento da cidade”, destacou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.
“Participei e convidei meus alunos porque é muito importante enriquecer o conhecimento e aumentar a capacitação. A gente aprende mais interagindo com outras pessoas que têm outra visão e isso só beneficia a população”, disse o professor Daniel Mendes, que participou do curso de Elaboração de Projetos Culturais.
Ao todo, 52 moradores de Alcântara receberam certificados das aulas. O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, enfatizou o impacto das ações: “Estamos focados em preparar as pessoas para que elas aproveitem melhor o potencial turístico da região. Esses cursos representam um passo importante para transformar talentos locais em oportunidades de negócios.”
Além das capacitações, o evento contou com blitz do Mais Infância, Mais Turismo, iniciativa da Setur-MA voltada para a sensibilização sobre à exploração sexual de crianças e adolescentes em locais de atividade turística, e ações do Cadastur, programa que promove a formalização de empreendedores e serviços turísticos.
“Os resultados foram consideráveis quanto ao número de estabelecimentos turísticos visitados, à renovação de cadastros e aos cadastros iniciais. Dessa forma, fortalecemos o turismo de Alcântara e o trade turístico local, relatou Werllem Frazão, coordenador regional do Cadastur no Maranhão.
Felipe de Alcântara, empresário do setor de hospedagem, também destacou os benefícios da iniciativa. “Sempre busco meios de melhorar minha empresa e o Cadastur é uma ferramenta essencial para isso. Ter uma equipe disposta a tirar dúvidas e nos ajudar a crescer como empreendedores é muito gratificante”, afirmou.
O projeto reuniu mais de 20 órgãos e instituições públicas de todas as esferas em uma grande mobilização para prestar serviços de cidadania, saúde, cultura e qualificação à população de Alcântara. Além das capacitações realizadas pela Setur-MA, o evento ofereceu palestras, oficinas, atendimentos jurídicos, exposições culturais e diversos serviços essenciais.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário