Concentração será na Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, seguindo para a Cafua das Mercês, onde será desmontado o presépio
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e a Cafua das Mercês, equipamentos culturais da SECMA, vão realizar a Tradicional Queimação de Palhinhas, no próximo dia 17 (sexta-feira). O ritual é o ponto alto das festividades em celebração ao Dia de Reis, data que marca o encerramento do clico natalino para os cristãos.
No Maranhão, assim como em algumas cidades de Portugal, a Queimação de Palhinhas é uma tradição cultural realizada há séculos. O 'reisado' remonta a visita dos três Reis Magos à manjedoura do menino Jesus.
A festividade é marcada pela retirada dos galhos de murta que enfeitam a manjedoura, ato que dá início ao desmonte do presépio. Em seguida, os galhos são lançados ao fogo, quando são renovados os pedidos de paz e esperança para o ano que se inicia.
Este ano, a celebração será iniciada às 17h, com um cortejo que sairá da Rua Portugal - concentração em frente a Casa de Nhozinho - seguindo para a Cafua das Mercês, local em que faremos o desmonte do presépio "Natal de cada qual".
O cortejo, será feito pelo grupo "Reis do Alecrim" do Maracanã.
Serviço
O quê: Tradicional Queimação de Palhinhas
Quando: 17 de janeiro, 17h
Onde: Concentração na Casa de Nhozinho (Praia Grande)
Informação: Cultura MA
0 comentários:
Postar um comentário