De 10 e 19 de março, a cidade de São José de Ribamar se prepara para vivenciar mais uma edição do tradicional Novenário de São José de Ribamar. Este ano, a celebração ganha um significado ainda mais especial, pois será o primeiro novenário desde o reconhecimento oficial do festejo como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão.
O título foi concedido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ligado ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, em abril de 2024, e a cerimônia de entrega do reconhecimento ocorreu no dia 7 de maio. Com essa conquista, o Governo do Estado do Maranhão passa a implementar medidas de salvaguarda, garantindo a continuidade, proteção e fortalecimento do festejo, por meio de políticas públicas de preservação e promoção da tradição.
Como parte das novidades deste ano, o Novenário contará com o lançamento de uma edição especial do jornal "O Carpinteiro", que trará detalhes sobre a trajetória que levou o festejo a se tornar patrimônio cultural, Além do Podcast "O peregrino", que contará com convidados especiais contando com mais detalhes . Estes lançamentos tem o objetivo de aproximar ainda mais os fiéis e devotos da história e da importância do evento para o povo maranhense.
O tema do novenário deste ano "São José: guardião da criação, âncora de esperança", é inspirado na Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema "Fraternidade e Ecologia Total", e no Ano Jubilar, que nos chama a sermos "peregrinos de esperança".
O Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário São José de Ribamar, explica: "A Campanha da Fraternidade deste ano nos faz um convite especial: cuidar do planeta, nossa casa comum, um dom precioso de Deus para toda a criação. Já o Ano Jubilar nos chama à conversão, inspirando-
nos a purificar nossas almas e nossas vidas, para alcançar a indulgência plenária, receber o perdão dos pecados e interceder pelos nossos irmãos falecidos."
Ele também destaca a importância de São José como exemplo de fé e obediência: "Dentro desse contexto, o Novenário nos apresenta São José como um grande intercessor e modelo de vida. Ele cuidou da Sagrada Família com amor e fidelidade e foi peregrino, passando pelo Egito, Nazaré e Jerusalém, sempre obediente à vontade de Deus. Que ele nos inspire a trilhar esse caminho de fé, esperança e compromisso com o Reino de Deus."
Programação:
Santas Missas (10/03 a 18/03):
Segunda a sábado: 11h, 15h, 17h, 19h.
Domingo: 6h, 8h30, 11h, 15h, 17h, 19h.
Batizados: Sábado, domingo e no encerramento: 10h.
19/03 - Encerramento e Festa:
Missas: 6h; 8h30; 11h, 13h, 15h.
Procissão: 16h
Missa de encerramento: 18h30.
O Novenário de São José de Ribamar é um momento de fé, devoção e celebração da identidade cultural do Maranhão. Durante os dez dias de programação, a cidade recebe milhares de romeiros, que participam de missas, procissões, momentos de oração e reflexão, reafirmando a força da devoção a São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão.
A organização convida fiéis, moradores e visitantes a se unirem a essa grande manifestação de fé e cultura, fortalecendo as raízes religiosas e históricas do estado.
Serviço:
Evento: Novenário de São José de Ribamar 2025
Data: 10 a 19 de março
Local: Santuário de São José de Ribamar, Maranhão
Entrada: Gratuita
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário