terça-feira, 11 de março de 2025

Evento se estende até o dia 28 de março com várias ações entre palestras, mesa redondas, entregas de acervo.


Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, começa nesta quarta-feira (12), a partir das 15h, a Semana Bibliotecária 2025, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), localizada na Praça Deodoro, no coração do Centro Histórico de São Luís. Este ano o evento tem como tema “Bibliotecas na era da inteligência artificial: Desafios e oportunidades para os bibliotecários”, com a participação de vários especialistas na área. A semana é uma realização do Conselho Regional de Biblioteconomia, com apoio da BPBL e várias instituições parceiras.

O evento é aberto ao público e aponta os impactos da inteligência artificial (IA) nessa área e como se preparar para os desafios do futuro. Para a gestora da BPBL, Aline Nascimento, considerando o tema do evento, a IA está mudando consideravelmente o jeito como as bibliotecas cuidam de seus acervos e atendem o público.

“Com a IA, dá para melhorar muita coisa dentro da rotina da biblioteca e também deixar a experiência dos usuários mais prática e interessante. Mas, junto com essas vantagens, também surgem alguns desafios importantes que precisam ser bem pensados. Para usar a IA nas bibliotecas de forma responsável, é fundamental agir com ética e transparência, sempre levando em conta as necessidades dos profissionais da área. A ideia é que a IA sirva como uma aliada no trabalho, e não como uma substituta das habilidades humanas”, disse.

A programação se estende até o dia 28 de março com palestras, visitas técnicas, entregas de acervos a 10 municípios, roda de conversa, artes (Terça do Cordel), dentre outras atividades. A ação terá convidados especiais como o professor doutor Edilson Reis, a professora doutora Jaciara Januário, o professor Welton Martins e a professora doutora Leoneide Martins.


Serviço

O quê: Semana Bibliotecária 2025.

Quando: Quarta-feira (12), às 15h.

Onde: Auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite (Centro).


Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário