quarta-feira, 30 de abril de 2025

As microempresas e MEI's respondem pelo melhor desempenho no período.

Gerar empregos e oportunidades é um dos grandes desafios para o Brasil. No Maranhão, esse desafio tem sido superado de forma expressiva. O Estado aparece entre os de melhor desempenho proporcional na geração de empregos no Brasil, amparado na força dos pequenos negócios, que respondem por 95,3% dos negócios formais e ativos no território maranhense, segundo o DataSebrae. 

Números levantados pela Unidade de Inteligência de Dados do Sebrae no Maranhão, revelam que, em 2025, nos meses de janeiro e fevereiro, foram registradas 26.078 admissões, isso sem computar os dados de março para fechamento do trimestre. Os dados apontam uma média mensal de 13.039 admissões, contra 12.616 no mesmo período de 2024, no mercado formal, com carteira assinada.

Considerando apenas o desempenho nos dois primeiros meses deste ano, é possível constatar um ritmo de geração de empregos de 4,5%, acima do observado no mesmo período de meses de 2024, sem considerar os desligamentos ocorridos.

Em 2024, do total de empregos gerados no estado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, tem-se 159.760 gerados por pequenos negócios – os microempreendedores individuais (MEI’s), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Juntas, as microempresas e MEI’s respondem por 14.387 admissões somente nos meses de janeiro e fevereiro, contra 11.691 admissões nas EPP’s. 

Os dados apontam que, dos empregos gerados em 2025, a maioria se concentra entre as micro e pequenas empresas e MEI’s. Em 2024, as microempresas, MEI’s e empresas de pequeno porte geraram 60,2% do total das admissões no Maranhão. 

Esses números mostram a elevação do índice de confiança do empreendedor nos rumos da economia e decorrem do apoio de políticas e ações públicas, associadas ao apoio de instituições como o Sebrae, que asseguram ao empreendedor atendimento e orientações que permitem uma gestão mais eficiente, dando condições de expansão e, como consequência, aumento do número de contratações. 

“Os pequenos negócios (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) têm uma importância fundamental para a economia maranhense e da capital, São Luís. Eles representam quase 96% de todas as empresas privadas ativas, contribuem com um nível de geração de emprego muito forte, movimentando a economia. Além disso, a massa de salários gerada por essas empresas é significativa contribuindo para ampliar o consumo, a geração de impostos também e por conseguinte de investimentos do setor público.”, avalia o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Mauro Formiga. 

“Para o Maranhão, esses negócios são estratégicos, por serem mais ágeis e intensivos na geração de oportunidades. Com expressiva capacidade para a geração de empregos, eles contribuem muito para elevação da arrecadação, maior circulação da renda e mais inclusão. O Sebrae atingiu, em 2024, a marca de quase 972 mil atendimentos no Maranhão, alcançando 77.577 CNPJ’s. A instituição, em toda a sua rede de atendimento, está pronta para apoiar esses novos negócios, ajudando o Maranhão a crescer”, completa o gerente.

SEGMENTOS MAIS PROCURADOS EM 2025 

Veja abaixo as atividades econômicas que computaram o maior número de pequenos negócios criados nos dois primeiros meses de 2025 no Maranhão

  • Comércio varejista de mercadorias em geral (com predominância de produtos alimentícios) 
  • Comércio atacadista de soja
  • Serviços de limpeza em prédios e em domicílio
  • Ensino fundamental
  • Construção de edifícios
  • Telecomunicações por fio
  • Educação infantil - Pré-escola

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário