Em São Luís, nos espaços museológicos administrados pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), várias atividades serão realizadas no período.
De 12 a 18 de maio acontece em espaços museológicos de todo o Brasil a 23ª Semana Nacional de Museus, que este ano vem com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco em três subáreas temáticas principais: Patrimônio Imaterial, Juventude, Novas Tecnologias.
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Este evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade.
Em São Luís, nos espaços museológicos administrados pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), várias atividades serão realizadas no período. Algumas casas terão ações estendidas.
Nesta terça-feira, dia 13, as Casas realizam programações que marcam o início da Semana. No Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (Avenida Beira-Mar), às 14h, acontecerá a palestra “Museus em transformação: tecnologias digitais e inovação cultural no século XXI”, ministrada pelo Prof. Dr. Régis Oliveira, do IFMA Campus São Luís- Centro Histórico. De acordo com o Museu, será abordada a importância da tecnologia no contexto museal, destacando como ferramentas digitais e inovações tecnológicas podem enriquecer a experiência do visitante, preservar acervos e ampliar o acesso ao conhecimento nos museus.
Na Casa de Nhozinho (Rua Portugal, Centro Histórico), acontece de 13 a 18 de maio, a visita mediada da exposição Mar em Tom Menor. Trata-se de visitação sobre os tipos de embarcações que fazem parte do contexto maranhense, assim como o nome de cada embarcação, local de utilização, para demonstração do quanto é rica a produção naval das embarcações.
No Museu do Reggae (Rua da Estrela, Centro Histórico), haverá um passeio cultural pela Jamaica Brasileira, às 16h.
Na Casa de Cultura Josué Montello acontece, até o dia 31 de maio, das 13h às 17h30, a exposição fotográfica em painéis do cenário da obra do escritor maranhense Josué Montello "Os Tambores de São Luís", através de trechos extraídos do romance identificando as passagens narradas em ruas, praças e becos. A exposição faz parte da celebração dos 50 anos do romance, que recebeu o título de "Obra representativa da Humanidade " pela UNESCO. As fotografias são de autoria do fotógrafo Edgar Rocha intitulada “São Luís: cenário de um romance”.
Durante a Semana Nacional de Museus, os visitantes podem desfrutar de exposições temporárias, que exploram temas específicos ou apresentam novas coleções, e participar de palestras e seminários conduzidos por especialistas em museologia, história, arte e cultura. Além disso, são realizadas oficinas e workshops práticos, que abordam técnicas artísticas, conservação de acervos e outros tópicos relevantes, proporcionando oportunidades de aprendizado interativo para diferentes públicos.
Outras programações podem ser conferidas no site https://visite.museus.gov.br/, ou ainda nos perfis oficiais das redes sociais das Casas.
Serviço
O quê: Semana Nacional de Museus
Quando: 12 a 18 de maio
Onde: Vários espaços museológicos
Reprodução: Cultura MA
0 comentários:
Postar um comentário