Doações são fundamentais para suprir as necessidades nutricionais e vitais dos bebês em cuidados intensivos neonatais no HU-UFMA
São Luís (MA) – Em 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, data que destaca um gesto humanitário que alimenta a esperança de diversos bebês, especialmente daqueles que estão hospitalizados e não podem receber o leite materno diretamente de suas mães. O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforça a importância desse gesto que salva vidas.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Isso porque, em muitos casos, especialmente entre prematuros, um ml por refeição já é suficiente para garantir nutrição, proteção contra infecções e o desenvolvimento saudável dos pequenos. Ainda conforme o MS, no Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e carecem de doação para sobreviver.
No HU-UFMA, o leite materno doado é vital para bebês prematuros internados na UTI Neonatal. “A doação de leite humano é essencial para a sobrevivência e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso. Para muitos deles, é a única chance de receber esse alimento tão importante, quando a mãe não consegue produzir leite suficiente”, destaca Liane Soares, enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH).
Demanda crescente
O hospital arrecada, em média, 60 litros de leite por mês, volume que varia conforme o número de doadoras e o período do ano. No entanto, a demanda nas UTIs tem sido cada vez mais crescente, e o número de doações nem sempre é suficiente. Por isso, segundo a profissional do BLH, é fundamental ampliar o número de doadoras voluntárias para garantir que todos os bebês recebam o leite de que tanto precisam.
A equipe do Banco de Leite é composta por profissionais capacitados para oferecer todo o suporte necessário à mãe e ao bebê. Além da assistência, realizam ações contínuas de busca ativa por novas doadoras, com abordagens em salas de espera e visitas aos leitos do alojamento conjunto. Também promovem campanhas de conscientização nas redes sociais institucionais.
Como doar?
Mulheres interessadas em doar podem realizar o cadastro por meio deste link: Cadastro de Doadora de Leite Humano. Após o envio das informações, a equipe responsável entrará em contato para dar continuidade ao processo.
A coleta do leite pode ser feita no próprio hospital ou no domicílio da doadora, que recebe todas as orientações sobre higiene e conservação do leite. O leite coletado é armazenado em freezers e distribuídos aos bebês de acordo com prescrição médica e orientação da equipe de nutrição.
“Doar leite humano é um ato de amor que salva vidas. Mesmo pequenas quantidades fazem uma enorme diferença para os bebês prematuros que lutam todos os dias pela vida”, conclui Liane.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU-UFMA
0 comentários:
Postar um comentário