São Luís, MA – A colaboração entre o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), com apoio do Governo do Estado, está garantindo a participação de estudantes maranhenses em importantes competições internacionais de robótica.
Um exemplo claro do sucesso desta parceria é a ida da equipe Gypsi Dangers, do SESI São Luís, para o torneio internacional de robótica FIRST LEGO League (FLL) Western Edge Open. A competição ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho de 2025, em Long Beach, Califórnia (EUA), reunindo 100 equipes de todo o mundo.
O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, destacou a importância do apoio governamental. "A FAPEMA tem sido fundamental para que nossos alunos participem desses torneios. Graças a essa parceria, eles também recebem bolsas de pesquisa pelo PIBIC Júnior, um programa de iniciação científica que desperta a vocação para a ciência no ensino médio. Agradecemos ao presidente da FAPEMA, professor Nordman Carvalho Filho, por este apoio incondicional à robótica maranhense", afirmou Lima.
Além do suporte às equipes do SESI, a FAPEMA financia bolsas de estudo para equipes de escolas públicas através do projeto "Prototipando Sonhos". Este programa utiliza a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para desenvolver projetos de pesquisa inovadores que solucionam desafios do cotidiano.
Resultados do "Prototipando Sonhos":
•Mais de 300 estudantes formados.
•56 equipes de robótica criadas.
•73 técnicos capacitados.
Com iniciativas como o "Prototipando Sonhos", o SESI-MA e seus parceiros não apenas ensinam robótica, mas inspiram jovens a perseguir seus objetivos e acreditar no potencial da educação e da inovação.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário