“FESTIVAL BUMBA MEU MAPPING” projeta a cultura singular do Maranhão em fachada histórica de São Luís
Projeto resgata, valoriza e integra o patrimônio histórico de São Luís como cenário para a arte digital
SÃO LUÍS – A Praça Deodoro, mais especificamente a fachada da quase bicentenária Biblioteca Pública Benedito Leite — considerada por muitos historiadores como a segunda mais antiga do país — será palco, nesta sexta, 13 de junho, a partir das 18h, de uma noite de luz, cultura, rima, arte digital e tradição. O espaço será transformado em um verdadeiro espetáculo com o “FESTIVAL BUMBA MEU MAPPING”.
Idealizado e produzido pela Acústica Produções Criativas, empresa genuinamente maranhense, o festival é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão. O projeto valoriza a rica tradição cultural do Bumba Meu Boi — uma das manifestações mais emblemáticas do estado — por meio da tecnologia de projeção conhecida como video mapping.
Utilizando projeções artísticas em fachadas de edifícios históricos de São Luís, o projeto busca recontar a história, a arte e a magia dessa manifestação cultural com o uso de recursos tecnológicos modernos.
Mas você sabe o que é projeção mapeada? A projeção mapeada, ou video mapping, é uma técnica que transforma superfícies irregulares em telas dinâmicas para vídeos e imagens estáticas. Pode ser aplicada a qualquer estrutura, criando ilusões óticas e alterando a percepção do espaço físico. Por meio de softwares especializados, a imagem é adaptada com precisão à superfície escolhida, utilizando um projetor de alta potência.
“Video mapping nada mais é do que luz convertendo edifícios em arte. É quase impossível não se deslumbrar diante do espetáculo de luzes, sons e movimentos que essa técnica proporciona. Para muitos, ela representa uma nova e impactante forma de fazer arte, situada entre a tecnologia e a fantasia”. Estamos felizes em poder realizar esse festival com um tema tão rico e significativo como as festas juninas e o Bumba Meu Boi”, enfatiza Rogério Pereira, da Acústica, idealizador do Festival.
A proposta do Festival é fundir as técnicas tradicionais da dança e música do Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá e demais expressões icônicas do Maranhão às possibilidades da arte digital, criando uma experiência imersiva que conectará o público — de todas as idades — com a história cultural de maneira sensorial e emocional.
O Festival contará com uma mostra competitiva entre artistas digitais do Maranhão e do mundo, cujas obras serão avaliadas por grandes nomes, como VJ Spetto, curador do evento, além de outros convidados que comporão o júri e apresentarão obras em video mapping.
As projeções irão integrar elementos visuais e culturais, como a figura do boi, dançarinos (caboclos, índios, cazumbás) e os ritmos característicos da manifestação, em um espetáculo que utilizará luz, cor e som para dar nova dimensão à tradição. O objetivo é valorizar a cultura popular maranhense por meio da arte digital e da tecnologia.
“Teremos mais de 20 trabalhos na Mostra Competitiva. E mais de 10 artistas convidados pela organização que vão fazer parte da programação visual apresentada em Video mapping. O Bumba Meu Mapping coloca o Maranhão no roteiro dos grandes festivais de video mapping do país. A possibilidade de promover esse festival no Maranhão, vem confirmar o potencial da cidade para abrigar esse tipo de evento. Isso é muito interessante, pois se cria novos polos para o video mapping e para essa performance urbana que é tão encantadora. “Acho que o público terá uma grande surpresa, vendo os nomes dos VJs que mandaram trabalhos posso dizer que teremos boas surpresas”, destacou o VJ Spetto, que além da curadoria faz parte do time de jurados do festival, juntamente com os VJ’s Carol Santana e Vini Fabretti.
VJ Spetto é um dos pioneiros do video mapping no Brasil, premiado e internacionalmente reconhecido, é referência global na arte de transformar fachadas em poesia visual. Do Rio de Janeiro ao Turcomenistão, de Budapeste a Buenos Aires, ele já assinou cerimônias olímpicas, shows de ópera, festivais de luz, instalações interativas e muito mais, sempre com um olhar vanguardista que mistura tecnologia, arte e emoção.
Ele já foi considerado o Melhor VJ do mundo (VJ Torna Internacional – Budapeste), responsável pelo video mapping da Abertura das Olimpíadas Rio 2016, co-criador do software Blendy Dome VJ, usado em planetários de mais de 40 países e fundador do coletivo United VJs, referência mundial em projeção mapeada.
Além da competição visual, o Bumba Meu Mapping também contará com apresentações do Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé, Batalha de MCs, estrutura de praça de alimentação e muita arte, luz, diversão e cultura para maranhenses e turistas. Dois paredões de uma radiola de reggae também serão utilizados para amplificar ainda mais as produções audiovisuais.
OFICINAS - O Festival também oferecerá oficinas e atividades formativas, com o objetivo de orientar e capacitar os participantes nas técnicas de videomapping e produção audiovisual. Nesta quarta e quinta, 11 e 12 de junho, será realizado o Workshop de Videomapping, das 9h às 17h, nas instalações da Biblioteca Pública Benedito Leite.
“Queremos oferecer aos maranhenses a oportunidade de adquirirem habilidades que possam ser aplicadas em outras iniciativas culturais, fortalecendo a cultura e a arte local e promovendo a inclusão da comunidade no processo artístico”, finaliza Rogério da Acústica.
SERVIÇO: FESTIVAL BUMBA MEU MAPPING 2025
Data: 13 de junho, sexta
Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública Benedito Leite – Praça Deodoro
Entrada: Gratuita
Produção: Acústica Produções Criativas
Realização: Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo)
Apoio: Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão
Redes: @bumbameumapping | @acustica_studio
PROGRAMAÇÃO: FESTIVAL BUMBA MEU MAPPING 2025
18h – Abertura Oficial
• Saudações culturais
• Apresentação do Boi de Maracanã
19h – Mostra Competitiva – Bloco I
• Projeções em videomapping com artistas convidados de todo o Brasil
20h – Batalha na Praça
• Rima, ritmo e talento com MCs locais
20h30 – Mostra Competitiva – Bloco II
• Continuação das projeções mapeadas
21h30 – Encerramento
• Espetáculo com o tradicional Boi de Santa Fé
• Finalização das projeções visuais
Curiosidades do video mapping:
0 comentários:
Postar um comentário