O projeto retorna oficialmente no mês do São João com a criação de novos 10 murais de graffiti espalhados pelo Maranhão
MARANHÃO — O projeto "Amo, Poeta e Cantador”, idealizado pelo artista plástico e grafiteiro Gil Leros, está de volta para uma nova etapa. Desta vez, 10 murais de graffiti serão criados em 5 cidades do Maranhão. Começando em São Luís, o mural da memória da vez homenageará Maria de Maracanã, presidente do Bumba Meu Boi de Maracanã.
Nos próximos dias 20, 21 e 22 de junho, a sede do Boi de Maracanã será palco da arte urbana através do graffiti. Ao retratar Maria de Maracanã, o projeto celebra as potências femininas na manutenção e preservação da cultura popular maranhense através do bumba meu boi. Maria é hoje responsável por salvaguardar a memória e o cultivo da herança secular do batalhão de ouro.
Em clima festivo de São João, o mural será inaugurado oficialmente dentro da programação de batizado do Bumba Meu Boi de Maracanã, que acontecerá no dia 23 de junho. Com exibição exclusiva do documentário do projeto “Amo, Poeta e Cantador: murais da memória pelo Maranhão” que registra os bastidores da etapa do projeto ocorrida em 2021, a programação de batizado é gratuita, aberta ao público e acontece a partir das 20h.
Sobre os diversos fatores que revelam a importância do projeto, o idealizador e artista plástico Gil Leros comenta: “Um dos pontos mais relevantes é o fato de que o Amo, Poeta e Cantador insere na paisagem geográfica o rosto do povo que faz o Maranhão ser o que é, do povo que construiu a identidade do maranhense”. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, essa etapa criará nos próximos meses 6 murais em São Luís e 4 murais em outras cidades do Maranhão.
Saiba mais sobre o projeto:
“Amo, Poeta e Cantador” nasceu em 2015 como uma forma de conectar a cultura popular maranhense e a arte urbana. De lá pra cá, 17 murais homenagearam 16 mestres, amos, poetas e cantadores do Bumba Meu Boi, transformando muros, pontes, praças, escolas de sedes de bois ao redor do Maranhão em verdadeiros monumentos da nossa identidade cultural.
O projeto é uma realização da Pretah Consultoria e Projetos e Maais Arte, apoio do Boi da Floresta e patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
SERVIÇO
O QUÊ: Mural da memória homenageando Maria de Maracanã, do Bumba Meu Boi de Maracanã
QUANDO: Programação do primeiro mural
20, 21 e 22 de junho: criação do mural pelo artista plástico Gil Leros
23 de junho: batizado do Bumba Meu Boi de Maracanã, com solenidade de lançamento do mural e exibição exclusiva do documentário “Amo, Poeta e Cantador: murais da memória pelo Maranhão”
ONDE: Sede/Barracão do Boi de Maracanã — Rua Evandro Bessa, Maracanã, São Luís, MA.
ENTRADA: Atividade com entrada gratuita
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário