quarta-feira, 25 de junho de 2025

O objetivo do hackathon é gerar ideias inovadoras para desafios reais da indústria 

SÃO LUÍS – Tem uma ideia que propõe solução inovadora com potencial de impacto na saúde e segurança do trabalhador industrial? Então chegou a hora de montar a sua equipe e colocar a mão na massa. Estão abertas até o dia 07 de julho as inscrições para o 1º Hackathon do Hub de Inovação em Saúde do Serviço Social da Indústria (SESI-MA). Serão 12 horas de maratona, dia 12/07, que ao final vai selecionar e apoiar o desenvolvimento dos três melhores projetos por quatro meses, de julho a dezembro deste ano. As inscrições no hackathon do SESI são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Sympla. 

O hackathon é uma maratona de criação. O foco é gerar ideias inovadoras para desafios da indústria. A promoção da saúde e segurança do trabalhador é o objetivo principal. A intenção é estimular o desenvolvimento de ideias aplicáveis e relevantes, alinhadas às necessidades reais do setor industrial, que promovam avanços significativos na qualidade de vida do trabalhador e do ambiente de trabalho.

Os desafios propostos devem procurar solucionar problemas reais. Eles abordam problemas enfrentados pelas indústrias do estado, como soluções para afastamentos do trabalho, ergonomia e fortalecimento da cultura de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), assim como o desenvolvimento de tecnologias que promovam sensibilização, engajamento e monitoramento, gestão de programas de promoção da saúde, da saúde ocupacional e de planos de saúde corporativos.

Podem participar equipes formadas por três ou quatro integrantes, com idade a partir de 18 anos, estudantes ou graduados em ensino superior. As inscrições vão até o dia 07 de julho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Sympla. O hackathon acontece em 12 de julho de 2025, na sede da FIEMA, retorno da Cohama, das 7h30 às 20h.

Durante 12 horas de imersão total, equipes multidisciplinares enfrentarão desafios reais das indústrias locais. O objetivo é claro: criar ferramentas e sistemas que tornem os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. “O hackathon não é apenas sobre tecnologia. Ele visa fomentar uma cultura de prevenção. Cada projeto desenvolvido pode se tornar um marco na redução de acidentes e doenças ocupacionais’, antecipou Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria no SESI-MA.

Especialistas em Segurança no Trabalho e Saúde, programadores, designers e gestores se unirão para formatar ideias disruptivas. A diversidade de perfis é o combustível para soluções completas e aplicáveis. Os participantes terão acesso a mentores experientes que ajudarão a lapidar cada projeto, garantindo viabilidade técnica e impacto social.

A troca de conhecimentos será intensa e ao final da competição, os três melhores projetos serão escolhidos para serem incubados pelo Hub de Inovação em Saúde do SESI-MA, ingresso no Programa de Incubação oferecido pelo Hub de Inovação em Saúde. O Programa de Incubação terá como objetivo apoiar o desenvolvimento, validação e aprimoramento das soluções propostas pelas equipes, com mentorias e capacitações e suporte da rede de inovação por meio de instituições parceiras.

O Hub de Inovação em Saúde do SESI, inaugurado em 30 de maio, é um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a promoção da saúde e segurança no trabalho nas indústrias maranhenses. Com a assinatura de um Termo de Parceria com instituições de ensino e entidades locais, o hub busca fomentar a pesquisa e a inovação, já iniciando com três projetos: SSBot, SESI Monitore e Ergotech. Estes dois últimos, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sendo que o Ergotech se destaca por ser a primeira tecnologia do SESI-MA a ser nacionalizada, evidenciando o potencial das parcerias locais.

O hub atua como um ambiente colaborativo, promovendo a integração entre universidades, startups e o setor produtivo. Seu objetivo é desenvolver tecnologias inovadoras, como IA, IoT e outras aplicadas atualmente na saúde, com atividades e processos de rotina da indústria, contribuindo para a redução de afastamentos, acidentes no trabalho, e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Com a participação de diversas instituições, como a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), SEBRAE-MA, SECTI, UNDB, e outras, o hub se posiciona como um ecossistema de inovação que visa não apenas atender às demandas locais, mas também expandir suas soluções para todo o Brasil ao fortalecer a relação entre tecnologia e saúde.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário