quarta-feira, 4 de junho de 2025

Compromisso com a natureza tem atraído cada vez mais turistas à hospedagem, refletindo o crescente interesse do público por viagens mais sustentáveis

Áreas verdes e atitude sustentável reforçam conceito do hotel de ser um ponto de contato com a natureza (Foto: Allan Vierne/Vila Aty)


Segundo relatório do Booking.com, plataforma mundial de viagens, 98% dos brasileiros desejam realizar viagens mais sustentáveis em 2025. No destino turístico Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade, a adoção de práticas sustentáveis é fundamental para que essa joia da natureza seja preservada. Isso cabe não só aos moradores, visitantes e poder público, mas também às empresas instaladas na região. Um bom exemplo é o hotel Vila Aty, que já nasceu com a proposta de ser um empreendimento ecologicamente correto e socialmente responsável.

O lixo orgânico gerado pelo hotel retorna como adubo para os jardins através do processo de compostagem (Foto: Leo Castro/Vila Aty)

Localizada no vilarejo de Atins, em Barreirinhas/MA, a hospedagem tem implementado ações que minimizam os efeitos ambientais de sua operação. Pensando no uso consciente da água, utiliza torneiras de fluxo reduzido, que ajudam a diminuir o consumo de água, e possui a própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que remove poluentes físicos, químicos e biológicos presentes no esgoto para devolver água limpa ao meio ambiente. Também utiliza lâmpadas econômicas e gera energia elétrica a partir do sol, uma fonte de energia limpa e renovável.

O Vila Aty mantém uma horta orgânica nas dependências do hotel que pode ser visitada pelos hóspedes (Divulgação/Vila Aty)

Grande parte do lixo orgânico produzido pela hospedagem é transformado em adubo por meio da compostagem, e o óleo utilizado na cozinha é reaproveitado por uma pessoa especializada em dar novo uso ao material. Muitas das hortaliças utilizadas na cozinha do hotel são cultivadas na propriedade sem o uso de agrotóxicos, de modo a não contaminar o solo e garantir alimentos mais frescos e saudáveis para as pessoas. Além disso, o hotel não utiliza copos e canudos descartáveis, e sua estrutura emprega madeira certificada, respeitando a natureza e todos os atores envolvidos na extração.

Sistema de tratamento de esgoto construído pelo hotel retorna água limpa para a natureza (Foto: João Soares/Vila Aty)

"Entendemos que toda empresa gera impactos ambientais, por isso, no Vila Aty, trabalhamos para que eles sejam positivos. Acreditamos ser possível oferecer uma experiência hoteleira de qualidade em meio à natureza para os nossos hóspedes cuidando do meio ambiente, por esse motivo estamos sempre em busca de soluções mais sustentáveis. Nosso desejo é que as belezas naturais dos Lençóis e do vilarejo de Atins possam ser apreciadas também pelas futuras gerações", afirma o empresário Saulo Prazeres, sócio-diretor do Vila Aty.

Informação: Vieira - Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário