Ao longo do mês de junho, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) recebeu a visita de diversas escolas da capital, que levaram alunos, professores e pais para vivenciar de perto o universo do artesanato maranhense e conhecer a história do prédio centenário onde o espaço está localizado. A cada visita, o local se transformou em cenário de descobertas, aprendizado e encantamento para os pequenos visitantes.
“O Ceprama é um espaço que o Governo do Estado disponibiliza para receber não só turistas, mas também as nossas crianças, nossos jovens. É importante que elas conheçam a história da nossa cidade, do nosso estado, e se encantem com o que é nosso. O governador Carlos Brandão acredita que a educação é prioridade, e iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Durante as visitas, os grupos puderam explorar os salões do Ceprama, admirar tipologias artesanais de diversas regiões do estado e aprender sobre o valor histórico do prédio, que já abrigou a antiga Fábrica de Cânion, voltada ao beneficiamento do algodão. Os encontros também contaram com momentos educativos conduzidos por especialistas, em uma programação pensada para proporcionar uma vivência rica em cultura e pertencimento.
Em uma das visitas, o coordenador de Projetos Especiais da Setur-MA, Jorge Beckmam, conduziu uma explanação envolvente sobre a história do prédio e sobre a riqueza do artesanato maranhense. “Quando as crianças entram aqui, elas se encantam. Aqui, temos mais do que um prédio histórico, temos memória viva, cultura, arte e um grande potencial de formação. O Ceprama é um lugar onde o passado e o presente se encontram para inspirar o futuro”, afirmou Beckmam.
“Essa vivência é algo que fica marcado. Ver os olhos das crianças brilhando ao ouvir histórias sobre o prédio, o artesanato e o que ele representa para o Maranhão é uma forma viva de aprendizagem. É aula fora da sala, com sentido e pertencimento”, destacou a educadora da Unidade Integrada Santo Antônio (Raposa - MA), Laís Moraes.
Para o pequeno Heitor, de 10 anos, a visita ao Ceprama foi como entrar num filme. “Quando eu vi aquelas carruagens, achei que tinha voltado no tempo. Parecia que eu estava em outra época! Eu achei tudo muito diferente e legal, nunca tinha visto aquilo”, contou, animado.
Localizado na Avenida Vitorino Freire, no Centro de São Luís, próximo ao Terminal da Praia Grande, o Ceprama funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e está de portas abertas para receber escolas e instituições educacionais interessadas em proporcionar aos seus alunos uma experiência que une educação, história e cultura. O agendamento das visitas pode ser feito por meio do e-mail: ceprama.adm@gmail.com.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário