As Competições Senac de Educação Profissional (CSEP) estão se aproximando e os preparativos para o evento estão a todo vapor. Na última quinta-feira (24), no Espaço Gourmet do CEP São Luís, aconteceu mais um módulo de preparação, onde os representantes do SENAC Maranhão passaram por algumas provas sob os olhos de um grupo de jurados bastante exigente.
As CSEP estão previstas para acontecer em setembro de 2025, na cidade do Rio de Janeiro, e desde o ano passado Alisson Freitas, que irá competir no segmento de Cozinha, e Eduardo Bezerra, que atuará no Serviço de Restaurante, estão treinando arduamente para se destacarem nas provas. O chamado “módulo casual”, que aconteceu no Espaço Gourmet, foi mais uma etapa que marca a preparação dos nossos competidores para a fase nacional, explica Aldo Martins, treinador de Eduardo Bezerra.
“É um módulo que teve como novidade a dinâmica em que as duas ocupações trabalharam juntas. No caso, esse módulo chama-se ‘Jantar Casual’, em que o aluno da ocupação Serviço de Restaurante fez várias atividades além do atendimento. Então, ele fez a identificação de bebidas, montagem de mesa box, dobras de guardanapos e depois o atendimento ao cliente”, explica o treinador.
O módulo casual pode ter até 4 horas de duração e reúne clientes convidados para participarem da prática dos competidores. Nele, o competidor de Serviço de Restaurante realiza todo o atendimento, desde a recepção do cliente até a apresentação do cardápio. Este último detalhe, em especial, irá requerer uma maior interação com o competidor Alisson Freitas, uma vez que Eduardo precisa ter conhecimento da preparação, métodos de cocção e ingredientes dos pratos para que possa sanar eventuais dúvidas dos clientes durante o atendimento.
Thaynara Rosa, avaliadora na modalidade de Cozinha e treinadora de Alisson Freitas, conta como funciona a preparação e avaliação dos candidatos.
“Aqui, o aluno é desafiado a demonstrar não só técnicas de conhecimento, mas também organização, criatividade e excelência profissional, por meio de provas práticas e critérios de avaliação bem definidos. Avaliamos o desempenho, o domínio técnico e a postura profissional. É uma experiência que transforma e prepara o competidor para os desafios reais do mercado de trabalho”, explica a avaliadora.
As preparações para as competições regionais e nacionais têm um objetivo ainda maior: levar os competidores até a etapa internacional na WorldSkills, que acontecerá em Xangai, na China. Leuda Lima, Ouvidora do SENAC e Delegada Técnica da competição, fala sobre o nível da competição e a progressão de desempenho nas segmentações.
“As competições têm um nível muito elevado e nós procuramos sempre atender à etapa internacional, onde as exigências são ainda maiores. No caso do Maranhão, nós já temos uma vasta experiência em competição, mas geralmente nas ocupações Serviço de Restaurante, onde já somos medalhistas, e Cozinha, que já está no segundo ano. Então, a gente precisa também dar essa incrementada na ocupação Cozinha, porque queremos chegar a um patamar maior, assim como o Serviço de Restaurante”, ressalta a Delegada Técnica.
Os Delegados Técnicos têm uma função primordial durante as competições, pois atuam na divulgação do projeto, seleção dos competidores e no acompanhamento deles durante os treinamentos e nas etapas regionais, e posteriormente, nas etapas nacionais e internacionais. Durante a preparação, os competidores também são acompanhados de perto pelos treinadores técnicos de suas respectivas áreas, além de uma equipe composta por um preparador comportamental, um orientador de expressão corporal e idioma instrumental, uma profissional de expressão oral e uma fonoaudióloga.
Há quase um ano, os competidores têm se dedicado a aprender e desenvolver seus conhecimentos para avançarem de etapas e, futuramente, terem a oportunidade de representar o nosso país na competição mundial. Eduardo Bezerra, que compete no Serviço de Restaurante, conta sobre a preparação e as expectativas em relação às CSEP:
“Estamos com expectativas bem altas e estamos trabalhando sucessivamente para que a gente consiga ter um bom resultado no final. Estamos trabalhando também todas as possibilidades de prova que possam acontecer, da mais difícil à mais simples, para que não haja tanta diferença quando nós chegarmos na competição”, explica o jovem.
As Competições Senac de Educação Profissional (CSEP) são mais uma iniciativa de nossa instituição que visa valorizar a educação em nosso país. Por meio de ações como esta, diversos jovens e adultos têm a oportunidade de se destacarem e crescerem profissionalmente, quebrando barreiras e tendo futuros brilhantes pela frente.
Informação: Senac MA
0 comentários:
Postar um comentário