Evento propõe um intercâmbio cultural entre artistas da regionais e de outros estados do Brasil
Nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 18h, acontece a quarta edição do Festival Zabumbada – evento voltado para a valorização das manifestações artísticas populares, com destaque para as tradições locais, propondo o intercâmbio cultural entre artistas da terra e de outros estados do Brasil.
Na sexta-feira (25), a abertura do palco principal fica a cargo do Côco Pirinã, seguido do Boi Brilho de São João da Liberdade 2 (sotaque de Zabumba) e Boi União da Baixada (sotaque da Baixada). Às 21h é a vez do show do Batucada Misteriosa, grupo paraense que representa o carimbó urbano autoral e dialoga com as tradições do estado.
Logo em seguida haverá apresentação do Meu Boi de Juçatuba (sotaque da Ilha). Às 23h, o Zabumbada será palco do encontro de Afrôs, banda autoral de São Luís, marcada pela presença de mulheres na linha de frente, com a cantora Flávia Bittencourt. Nos intervalos dos shows e apresentações, a música fica por conta da DJ Fê Marques.
A programação conta ainda com o palco do forró, com o show da cantora Tauana e Forró Zabumbada diretamente do Piauí apresentando músicas autorais e versões de forrós consagrados de Flávio José, Trio Nordestino, dentre outros; e o Baile do PV. Na feirinha criativa, a música fica por conta dos DJs Lui Brito e Chico Flávio.
De acordo com a diretora geral do evento, Carol Marques, é uma grande alegria poder realizar um festival tão diverso que homenageie a cultura maranhense. “Neste ano, será ainda mais bonito e esperamos que o público venha celebrar com a gente essa festa que é totalmente gratuita, que possibilita a inserção dos nossos artistas e o fomento da economia criativa local”, explica.
Já no sábado (26), a música no palco principal começa ao som do Cacuriá Assacana, seguido pelo Boi Brilho da Areia Branca (sotaque Costa de Mão) e Boi de Leonardo (sotaque de Zabumba), trazendo a beleza, a tradição e a diversidade do bumba meu boi maranhense.
As atrações continuam com show da banda Sarminina Flor (PI), Boi de Maracanã (sotaque da Ilha). Às 23h, a cantora e compositora baiana Majur entra em cena, fazendo, no Maranhão, a estreia da turnê “Gira Mundo”.
“Estou muito feliz de iniciar a turnê no nosso Maranhão. O destino, os deuses quiseram. Como cantora e compositora da música e cultura afro-brasileira, é uma alegria imensa viver esse momento. Vai ser um encontro lindo, especial demais”, afirmou Majur.
Ao longo da noite, haverá discotecagem com o Dj Adriano Sound. Além disso, o palco do forró conta com shows de Vânia Coelho e Xote das Meninas e Trio Mulundus. Na feirinha criativa, apresentação de DJ Cah Rodrigues.
O evento é gratuito e realizado pela Temporana Produções Culturais, com recursos da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Secult e com patrocínio da Equatorial Maranhão. O festival é inclusivo para todas as pessoas, de todas as idades, com área acessível a pessoas com deficiência e intérpretes de Libras em todos os espaços.
Serviço
O quê: Festival Zabumbada
Quando: Dias 25 e 26 de julho, às 18h.
Onde: Praça das Mercês, Centro Histórico de São Luís-MA.
Informação: Cultura MA
0 comentários:
Postar um comentário