quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Evento chega com mais uma edição que valoriza as tradições do gênero, mas também convida e revela novas personalidades amantes da literatura.

Na próxima terça-feira (26), a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) realizará mais uma edição do projeto Terça do Cordel, desta vez trazendo o tema “Sarau Encanto Nordestino”, para valorizar o gênero que se originou no sertão e nas feiras livres, narrando o dia a dia, as crenças e tradições, com rimas e ritmos que ficam na memória.

A entrada ao evento é gratuita. Nesta edição, que começa às 15h, aqueles que darão fôlego ao evento serão: Goreth Pereira, Maria José Lima, Clores Holanda, Antônio Cruz, Katia Cilene, Angélica Pereira – revelação do cordel –, e Emilly – revelação infanto-juvenil do gênero.

Além disso, outros convidados também marcarão presença no evento, como Tatiana Azevedo, Raimunda Frazão, Adriana de Jesus, L. Angel, Uimar Júnior e Ana Letícia.

Terça do Cordel

Em 2021, a iniciativa literária realizou sua primeira edição e reuniu, de forma virtual, cordelistas de diversos municípios do Maranhão.

Nos dois anos seguintes o projeto ganhou formato presencial, com encontros na própria Biblioteca e também em outros espaços, como unidades da Funac, em São Luís, e o Iema.

Nesse período, o projeto contou com a parceria do Coletivo Cultural Tapera do Cordel, coordenado pelo Mestre Moizés Nobre.

Em 2025, o projeto retorna com nova energia e uma nova parceria: o Coletivo Canto do Cordel, com temáticas diferentes a cada encontro.

O cordel

A literatura de cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2018, e o Maranhão está no inventário do cordel como patrimônio.

Gênero literário nascido no sertão e nas feiras livres, que narra o cotidiano, o fantástico e o sagrado em versos rimados e ritmados. Além do entretenimento, o Terça do Cordel tem forte papel educativo e de resistência.

Oficinas de cordel, rodas de conversa sobre cultura popular e lançamentos de folhetos incentivam a formação de novos autores e leitores, principalmente entre jovens e estudantes. Em tempos de uniformização cultural, a Terça do Cordel reafirma a identidade nordestina e dá voz aos saberes ancestrais.


Serviço

O quê: Projeto Terça do Cordel, na Biblioteca Pública Benedito Leite.

Quando: Terça-feira (26), às 15h.

Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, Centro Histórico de São Luís (MA).

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário