O Outubro Rosa é um movimento mundial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, criado para reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso à informação. Com esse propósito, na última sexta-feira (24), o CEP São Luís promoveu o evento “Saúde em Foco: Conscientização e Prevenção”, que reuniu diversos participantes em uma troca sensível e informativa sobre a necessidade do autocuidado e da prevenção.
A ação foi coordenada por Tamires Frazão, Gerente do CEP São Luís; Isabella Mendonça, Assessora da unidade; e Talita Portella, Instrutora em Gestão e Saúde, que também atuou como palestrante do evento. A iniciativa reuniu 105 participantes, entre colaboradores do Senac, instrutores, alunos do Programa de Aprendizagem e estudantes do eixo de Saúde do Centro Universitário Uninassau, que participaram da palestra “Quebrando Tabus sobre o Câncer de Mama”. Durante o encontro, foram abordados temas como epidemiologia, fatores de risco, tipos de câncer de mama, estratégias de prevenção primária e secundária, escuta ativa, entre outros aspectos relevantes que permeiam a temática.
Isabella Mendonça, Assessora do CEP São Luís, destaca a importância do tema abordado no evento:
“A palestra ‘Quebrando Tabus sobre o Câncer de Mama’ foi um convite à reflexão, à empatia e, acima de tudo, à mudança de atitude. Foi uma oportunidade para aprender, desmistificar crenças e fortalecer a importância do autocuidado.
Cada conversa, cada dúvida esclarecida e cada mito desfeito pode salvar vidas”, conta a Assessora.
O evento também proporcionou um espaço de aprendizado e diálogo para os estudantes da área da saúde, ampliando o conhecimento sobre um tema que ainda hoje é cercado por desinformação e tabus, como conta Tamires Frazão:
"Falar sobre o câncer de mama é falar sobre vida, cuidado e coragem. Ainda hoje, muitos tabus e medos cercam esse tema, e é justamente por isso que precisamos quebrar o silêncio. A informação é a nossa maior aliada na prevenção, no diagnóstico precoce e no acolhimento de quem enfrenta essa jornada", ressalta a Gerente do CEP São Luís.
O mês de outubro está chegando ao fim, mas a conscientização sobre o câncer de mama deve permanecer. Esse é um tema que precisa ser lembrado durante todo o ano, promovendo o acesso à informação, fortalecendo estratégias de cuidado e estimulando a empatia e o respeito por todas as pessoas impactadas pela doença.
Informação: Assessoria de Comunicação - Senac/MA







0 comentários:
Postar um comentário